Bombeiros e forças de segurança começam a ser vacinados contra a Covid-19 esta semana
Esta semana começa a vacinação contra a Covid-19 de bombeiros e forças de segurança. O anúncio foi feito na sexta-feira pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
“Na próxima semana iniciar-se-á a vacinação de funções essenciais do Estado, destacaria os bombeiros, cerca de 15 mil e cerca de 20 mil elementos das forças de segurança [PSP e GNR]”, afirmou Eduardo Cabrita.
O ministro da Administração Interna explicou que nem todos os elementos das forças de segurança vão receber já a vacina contra a covid-19.
“Não é todo o efetivo. São aqueles que, prioritariamente, estão afetos a atividades operacionais, desde vigilância de pessoas em isolamento profilático, à garantia do respeito pelas regras do estado de emergência ou as desinfeções que têm sido feitas pela GNR”, concluiu.
Na semana passada começou a vacinação nos centros de saúde do Norte e da região de Lisboa e Vale do Tejo, de pessoas com mais de 80 anos e entre os 50 e os 79 com comorbilidades associadas. O processo arrancou em sete locais do norte: Braga, Marão e Douro Norte, Porto Oriental, Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Gaia, Gondomar e na Unidade Local de Saúde Nordeste. No caso de Lisboa a vacinação teve lugar nas Unidades de Saúde Familiares de Alvalade e do Parque.
Segundo a última atualização feita pela ministra da saúde, Marta Temido, até sexta-feira Portugal já tinha administrado quase 379 mil vacinas contra a Covid-19. “Podemos dizer que o país tem cerca de 378 mil inoculações de vacinas, quase 379 mil, e que, além de cerca de 100 mil profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SSN) vacinados, há também as vacinações que se iniciam e que esperamos acelerar nos vários parceiros e atores do SNS”, disse.