Bombeiros e a floresta agradecem: chuva e trovoada estão de regresso a Portugal. Saiba quais as regiões que vão ser mais afetadas

A instabilidade está de regresso a Portugal continental, com aguaceiros/chuva e trovoadas a marcar presença, assim como uma descida das temperaturas. Assim, está em marcha uma mudança significativa, marcada pela aproximação de uma depressão isolada em altitude, que poderá trazer um importante alívio no combate aos incêndios que têm assolado as regiões Centro e Norte do país.

A depressão isolada, com uma circulação retrógrada – ou seja, de leste para oeste -, será responsável pela alteração no padrão do vento e pelo aumento da humidade do ar, fatores cruciais para a diminuição do risco de incêndio.

Assim, de acordo com o portal ‘Meteored’, a partir desta madrugada vão cair, nas regiões Centro e Sul, as primeiras chuvas, particularmente em áreas como Castelo Branco e o Sotavento Algarvio: a partir da manhã, a precipitação vai alastrar-se para norte e interior de Portugal, cobrindo quase todo o território nacional.

O impacte da depressão retrógrada em Portugal continental deverá prolongar-se até ao fim de semana, com previsões de chuva e trovoadas até domingo, especialmente no norte e centro do país. A partir desta sexta-feira, a humidade relativa do ar deverá aumentar consideravelmente, com valores acima dos 80%, o que proporcionará um ambiente mais fresco e húmido, essencial para combater os incêndios.

Segundo o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera -, o céu vai ter”períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral Centro e Sul até ao final da manhã, e temporariamente pouco nublado no interior até início da manhã”. Conte também com a “possibilidade de aguaceiros dispersos, mais prováveis no interior a partir da tarde, que poderão ser ocasionalmente acompanhados de trovoada”. Espere também a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal no
litoral das regiões Centro e Sul”. Por último, “uma pequena subida da temperatura mínima no interior Norte e Centro”, e uma “descida da temperatura máxima, em especial no litoral a norte do Cabo Carvoeiro”.

O que vão dizer os termómetros nas capitais de distrito portuguesas esta quinta-feira?

Lisboa – entre 18 e 25 graus
Porto – entre 15 e 22 graus
Vila Real – entre 15 e 28 graus
Viana do Castelo – entre 13 e 21 graus
Braga – entre 12 e 26 graus
Bragança – entre 11 e 26 graus
Aveiro – entre 15 e 23 graus
Viseu – entre 14 e 26 graus
Guarda – entre 13 e 22 graus
Castelo Branco – entre 15 e 28 graus
Coimbra – entre 13 e 28 graus
Leiria – entre 11 e 28 graus
Portalegre – entre 17 e 28 graus
Santarém – entre 16 e 31 graus
Setúbal – entre 15 e 26 graus
Évora – entre 15 e 27 graus
Beja – entre 16 e 28 graus
Faro – entre 17 e 24 graus
Funchal – entre 19 e 25 graus
Ponta Delgada – entre 20 e 26 graus.