BMW X4 será produzido também na Rússia
O BMW X4 vai ser produzido também na Rússia, em parceria com a Avtotor, com esta última a tirar partido de kits de produção enviados da fábrica norte-americana da BMW em Spartanburg.
Esta medida entrará em vigor já este Verão, quando as instalações da Avtotor em Kalininegrado passarem a produzir também o X4 ao lado de diversos outros modelos da marca bávara. As peças serão enviadas dos Estados Unidos da América para a Rússia, com os SUV aí produzidos destinados ao mercado local.
A informação foi confirmada à Automotive News Europe por um porta-voz da BMW à Automotive News Europe, que adianta também que, apesar da quebra significativa das vendas na Rússia, a procura por modelos das marcas de luxo continua a ser bastante elevada, com os abastados a aplicarem os seus investimentos em bens físicos, como automóveis.
O mercado russo tem sido bastante afectado por uma combinação de factores que tem empurrado as vendas de automóveis novos para baixo, sobretudo graças às sanções do Ocidente na sequência da intervenção russa na anexação da Crimeia e ao menor preço do barril do petróleo.
A produção de veículos na Rússia é uma forma de as marcas europeias contornarem a taxa de reciclagem aplicada naquele país aos automóveis importados da União Europeia e que já motivou queixas por parte da EU e, também, dos EUA. Isto porque a mesma não se aplica aos veículos produzidos na Bielorrússia ou Cazaquistão, além de praticamente todas as marcas russas estarem isentas da referida taxa.