BMW i3 é já o terceiro elétrico mais vendido no mundo
Dois anos após o seu lançamento, o BMW i3 assume-se como um dos modelos mais relevantes da ofensiva de automóveis defensores da mobilidade sustentada, tendo assumido a terceira posição nas vendas dos veículos elétricos a nível mundial desde o seu lançamento em novembro de 2013. A marca bávara indica que na Alemanha, um em cada quatro veículos elétricos vendidos é um i3, sendo que globalmente representa uma unidade por cada dez elétricos vendidos. Disponível em 49 países, os principais mercados deste modelo são o norte-americano e o norueguês, sendo neste país o modelo mais vendido da BMW ao longo de 2015. Um elemento crucial para o sucesso deste i3 passa pela possibilidade de contar com um extensor de autonomia opcional, que lhe permite percorrer mais quilómetros em modo elétrico, com a BMW a revelar que mais de 80% dos compradores do i3 a nível mundial são novos clientes da marca, o que diz bem da relevância deste modelo ‘verde’. A criação da subgama BMW i surgiu como uma resposta à necessidade de desenvolver modelos e tecnologias mais sustentáveis, sendo que além do motor elétrico, também a utilização de fibra de carbono na carroçaria permitiu incrementar os níveis de eficiência não só deste elétrico, mas também do desportivo híbrido i8. A gama i da marca promete não parar por aqui, já que na calha está já uma berlina elétrica com dimensões semelhantes às do Série 5. Mas o impacto da BMW i espelhou-se também nos outros modelos da marca, destacando-se a transição dos ensinamentos destes modelos em termos de construção para o novo Série 7, por exemplo, que faz uso da estrutura central ‘Carbon Core’ em fibra de carbono. Já a tecnologia elétrica servirá também de base para os modelos X5 xDrive40e, mas no futuro irá potenciar os Série 3, Série 2 Active Tourer e Série 7. O BMW i3 é produzido na fábrica de Leipzig, com uma capacidade de 100 unidades por dia (mais de 20 no caso do i8), procurando assim dar resposta à elevada procura.]]>