Binance está a sangrar ativos e a situação está a tornar-se cada vez mais complicada para Changpeng Zhao

A saída de dinheiro da Binance é pior do que o CEO Changpeng Zhao indicou no mês passado e está a tornar-se consideravelmente mais complicada desde então, mostra uma análise da Forbes.

De acordo com uma análise da revista, a maior bolsa de criptomoedas do mundo está neste momento a lutar para manter a maior parte dos ativos em seu poder. Isto acontece depois do colapso da rival FTX e dos investidores retirarem os seus investimentos nas últimas semanas, apesar da garantia do CEO Changpeng Zhao de que a situação estava estável.

Ao todo, os clientes retiraram 360 milhões de dólares na sexta-feira, de acordo com dados da empresa de dados cripto Defillama.

Recorda-se que no dia 13 de dezembro, a Nansen, uma outra empresa de dados cripto, divulgou a notícia de que a Binance tinha perdido 3 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros) em ativos na semana anterior, o que representava 4% do total da empresa na altura. Uma investigação da Forbes revelou que a Binance perdeu 15% dos seus ativos desde uma publicação de Zhao no mesmo dia, no Twitter, onde desprezava o relatório da Nansen.

A falta de confiança dos investidores é mais bem vista no desempenho da Binance Coin (BNB) e da Binance USD (BUSD), os dois tokens que têm o nome da bolsa. A BNB perdeu 29% de seu valor nos últimos dois meses, e a Forbes estima que tal faça com que sobrem 29 milhões destas tokens na Binance, 51% abaixo do divulgado pela bolsa a 10 de novembro. Enquanto isso, o número de stablecoins BUSD na empresa caiu 40%.

Por outro lado, os ativos líquidos caíram 24% desde novembro, e investidores em tokens conhecidos, como matic, ape e gala, reduziram os seus ativos na bolsa em 40% a 50%.

Apesar disto, sublinha-se que a empresa continua a ser a grande exchange de criptomoedas, ainda que não saia ilesa do declínio de quase um ano nos ativos digitais.

O token BNB caiu quase 37% em relação a 12 meses atrás, de acordo com a Nomics, e a decisão da bolsa de parar de cobrar taxas para negociação spot de bitcoin enquanto o mercado vacilava custou cerca de 3 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros) por ano em receita perdida, segundo estimativas da Forbes.

CEO da Binance alerta para futuro “turbulento” na indústria cripto

Ler Mais