Bilionário norueguês reformula império do petróleo para um futuro de energias renováveis

O bilionário Kjell Inge Rokke está a transformar a estrutura do seu império comercial, procurando reavivar empresas de serviços de petróleo em dificuldades e aproveitando as oportunidades que estão a surgir em matéria de energia renovável, avança a ‘Bloomberg’.

A empresa de investimentos da Rokke, Aker ASA, planeia combinar os seus dois maiores fornecedores da indústria de petróleo, a empresa de engenharia Aker Solutions ASA e a construtora de plataformas Kvaerner ASA, um hub de energia.

A transformação proposta do grupo Aker ocorre numa latura em que a indústria do petróleo, e especialmente os seus fornecedores, enfrentam uma profunda crise devido à pandemia do novo coronavírus e às perspetivas de longo prazo de queda da procura por combustíveis fósseis face à gradual viragem do mundo na adaptação às mudanças climáticas.

“Num momento em que as energias renováveis ​​evoluíram de nichos de tecnologia para indústrias globais, as ambições da Aker excedem os spin-offs anunciados na Aker Solutions”, disse o CEO da Aker, Oyvind Eriksen, em comunicado .

“Assumimos que queremos um papel ativo para nos posicionar-nos num setor de energia renovável mais amplo e em rápido crescimento”, reforçou.

De entre estes planos, a Aker também está a propor a aquisição da eólica NBT AS a um valor patrimonial implícito de 3,1 biiões de coroas suecas (333 milhões dólares), a fim de impulsionar o seu novo grupo de energia renovável, chamado Aker Horizons. A Horizons será liderada por Kristian Rokke, filho de Kjell Inge, que ocupou várias posições de liderança nas empresas da Aker anteriormente.

Os dois spin-offs que estarão sob a orientação de Aker Offshore Wind e Aker Carbon Capture, que serão cotadas no Mercado Merkur em Oslo. O financiamento será garantido através de duas colocações privadas, detalhou Aker.

A relação de troca exata na absorção da Kvaerner pela Aker Solutions ainda precisa ser determinada, mas os acionistas da Kvaerner terão uma propriedade entre 43% e 53% na nova empresa.

A Aker Solutions nomeará Kjetel Digre como CEO. Digre, que começará a 1 de agosto. Atualmente é responsável pelas operações e desenvolvimento de ativos da Aker BP ASA, empresa de petróleo da Aker e a sua maior holding.