Banco Santander coloca à venda 5,2% das ações da sua filial polaca por 575 milhões de euros
O Banco Santander colocou à venda 5,2% das ações da sua filial polaca, o Santander Bank Polska, por um valor de 575 milhões de euros.
Após a liquidação da colocação, o Banco Santander continuará a deter uma participação maioritária no Santander Bank Polska correspondente a 62,2% do capital social da sua filial polaca, anunciou na terça-feira à noite a Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV).
Com esta venda, o Santander pretende aumentar o ‘free float’ – parte das ações dispersas em bolsa – do Santander Bank Polska, melhorar o perfil de liquidez das ações na bolsa e aumentar o peso do Santander Bank Polska nos índices bolsistas onde participa.
Na informação relevante enviada à CNMV, o Banco Santander anuncia a fixação do preço da colocação de 5.320.000 ações ordinárias da sua filial Santander Bank Polska, representativas de 5,2% do capital social do Santander Bank Polska, a um preço de 463 zlotis (a moeda polaca) por ação ordinária.
As restantes ações do Santander Bank Polska que continuarão a ser detidas pelo Banco Santander estarão sujeitas a um período de bloqueio (‘lock-up’) de 180 dias após o encerramento, sujeito às isenções habituais.
O Santander espera que a liquidação da colocação ocorra em 13 de setembro de 2024 e que o produto bruto obtido pelo Banco Santander com a venda das ações seja de 2.463 milhões de zlótis (575 milhões de euros).