Banco regressa a Portugal devido ao Brexit (e vem à procura de brasileiros ricos)

A partir desta segunda-feira Portugal conta com um novo banco, que na verdade já esteve presente no país, saindo na altura da crise financeira: o Itaú BBA Europe, volta agora por causa do Brexit.

Situado nas Amoreiras, em Lisboa, vai ter uma equipa constituída por 80 trabalhadores, com banca de investimento, serviços para grandes empresas e banca privada para os clientes brasileiros financeiramente mais favorecidos.

O CEO do Itaú BBA Europe, Thoms Campión, disse que «o Itaú, maior banco privado da América Latina, decidiu abrir uma subsidiária em Portugal com o objectivo de servir de forma mais próxima os seus clientes no país e assegurar que na sequência do Brexit poderá continuar a servir da mesma forma os clientes na União Europeia», referiu citado pelo Expresso.

Pertence ao maior grupo bancário do Brasil, o Itaú Unibanco, dono do Itaú BBA, sediado em Londres. O banco londrino continua a existir, com o acrescento do Itaú BBA Europe, em Lisboa, para garantir que os clientes da UE, continuam a poder usufruir dos seus serviços em Portugal, sem qualquer interferência causada pela Brexit.

Contudo, este não é o único motivo para a vinda do banco para Portugal, «além do negócio de Corporate & Investment Banking, o banco em Portugal pretende também criar uma linha de consultoria para investimento dirigida a clientes Private, tendo em consideração o aumento do número de brasileiros que fixaram residência em Portugal», refere o CEO.

O Itaú Europe, foi constituído com um capital social de 17,5 milhões de euros, aumentando já para os 42,5 milhões de euros.