Banco Português de Fomento anuncia investimento de 15,4 milhões de euros em três empresas através do PRR
O Banco Português de Fomento anunciou um investimento total de 15,4 milhões de euros em três empresas. Do valor total de investimento, 10,78 milhões de euros correspondem a financiamento do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR) e 4,62 milhões de euros a investimento privado.
Este investimento é realizado no âmbito da Janela A do Programa de Recapitalização Estratégica, e contempla as empresas Valérius – Têxteis, LBM Carpintarias e Bettery.
“Os investimentos que realizamos são um claro indicativo do nosso compromisso em impulsionar o crescimento sustentável e a competitividade das empresas portuguesas. Através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estamos não apenas a apoiar o acesso ao financiamento essencial para alavancar projetos empresariais. O nosso objetivo é assegurar que um número maior de empresas viáveis tenha as condições necessárias para crescer e competir num cenário económico global cada vez mais desafiador”, afirma Ana Carvalho, CEO do Banco Português de Fomento.
A operação de investimento no projeto Valérius 360º, da Valérius – Têxteis, totaliza 9,9 milhões de euros, dos quais 6,93 milhões são investidos pelo FdCR e o restante pela Rúbrikexpansiva – Unipessoal, uma empresa situada em Barcelos. A estratégia de investimento prevê a subscrição de obrigações convertíveis em ações preferenciais, com direito a voto, com uma maturidade de 8 anos.
A Valérius – Têxteis dedica-se à produção e comercialização de vestuário de média a alta qualidade, com um foco significativo na exportação, tendo iniciado em 2019, o projeto Valérius 360º, sobre o qual incide esta operação de investimento.
Já o montante total da operação na LBM Carpintarias ascendeu a 3,5 milhões de euros, dos quais 2,45 milhões são investidos pelo FdCR e o restante pela Flexdeal. A estratégia de investimento prevê a entrada no capital da empresa e a subscrição de obrigações não obrigatoriamente convertíveis em capital, com uma maturidade de 7 anos.
A LBM Carpintarias dedica-se à fabricação e montagem de soluções para clientes empresariais que procuram implementar projetos para espaços comerciais, lojas e stands para feiras e exposições, nacionais ou internacionais, assim como outro mobiliário em madeira para todos os fins.
Por fim, dois milhões de euros foi o montante total da operação de investimento na Bettery, em parceria com a Flagrantopportunity, entidade do grupo Flexdeal, dos quais 1,4 milhões de euros são financiados pelo FdCR e o restante pelo coinvestidor. A estratégia de investimento inclui a participação no capital da empresa e a subscrição de obrigações não obrigatoriamente convertíveis em capital, com uma maturidade de 8 anos.
A Bettery é uma startup portuguesa de biotecnologia que se baseia na ciência para proporcionar melhorias no rendimento físico e mental, através de produtos de nutrição inovadores e avançados com base 100% vegetal.
O Banco Português de Fomento já aprovou 16 operações de investimento ao abrigo do Programa de Recapitalização Estratégica, num valor de 99,3 milhões de euros, cerca de 50% da dotação global deste programa (200 milhões de euros). Destas aprovações, já foram contratualizadas operações de investimento que ultrapassam os 78,7 milhões de euros (39,4% da dotação total do programa), distribuídos por 12 empresas