Banco de Israel vai vender até 28 mil milhões de euros em moeda estrangeira para estabilizar o shekel devido à guerra em Gaza

O Banco de Israel decidiu vender até cerca de 28 mil milhões de euros (30 mil milhões de dólares) em moeda estrangeira no mercado aberto, para manter a estabilidade durante a guerra com militantes palestinos em Gaza.

“O Banco de Israel anuncia um programa para vender até 30 mil milhões de dólares em divisas. O banco irá operar no mercado durante o próximo período, a fim de moderar a volatilidade da taxa de câmbio do shekel e fornecer a liquidez necessária para a continuação do bom funcionamento dos mercados”, escrevem em comunicado oficial.

Para além deste programa, o banco anunciou que vai fornecer, conforme necessário, liquidez ao mercado através de mecanismos SWAP no mercado de até 14 mil milhões de euros (15 mil milhões de dólares).

O shekel tinha já caído cerca de 10% em relação ao dólar em 2023, em parte devido ao plano de revisão judicial do governo que restringiu drasticamente o investimento estrangeiro. Após o anúnico, a moeda israelita caiu 2,2%, para 3,924, o nível mais baixo desde 2016, tendo recuperado posteriormente.

O Banco de Israel sublinha que vai continuar a “monitorizar a evolução, acompanhando todos os mercados e agindo com as ferramentas disponíveis, conforme necessário”.