Autoeuropa lidera lista de maiores exportadores nacionais, apesar da quebra de produção em 2020

De acordo com notícia do Dinheiro Vivo, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou a lista de maiores exportadores de 2020, onde a Autoeuropa se mantém na liderança, apesar da quebra de produção registada na sequência da pandemia de covid-19. A fábrica da Volkswagen em Palmela, ainda assim, produziu apenas 192 mil automóveis, numa queda de 25% relativamente ao ano anterior, que resulta no número mais baixo desde 2018. Esta descida não belisca, no entanto, o estatuto da Autoeuropa de maior fábrica de automóveis de Portugal, com 72,7% da produção nacional.

A Autoeuropa é líder nas exportações portuguesas desde 2019, altura em que recuperou esta posição depois de a ter perdido para a Petrogal entre 2009 e 2018. 

Da lista dos 10 maiores exportadores do INE saiu a Repsol Polímeros, que deu lugar à Aptiveport, a antiga Delphi. A alemã Eberspacher Exhaust Technology, que produz componentes para escapes de automóveis, entrou pela primeira vez para o ranking, na 10ª posição.

Outro dado a ter em conta é o facto do setor automóvel ocupar oito das 10 posições da lista de maiores exportadores nacionais. Apenas a Navigator e a Petrogal pertencem a outros setores de atividade.

 

Top 10 de exportadores nacionais em 2020

  1. Volkswagen Autoeuropa
  2. Petrogal
  3. The Navigator Company
  4. Bosh Car Multimedia
  5. Continental Mabor
  6. Faurécia
  7. PSA Auomobiles
  8. Visteon Electronics
  9. Aptivport Services
  10. Eberspacher Exhaust Technology Portugal

Fontes: INE e Dinheiro Vivo