Audi opta pela sigla Q1 no seu novo SUV

audi

A marca Audi anunciou que terá de ampliar a sua gama Q com um novo SUV designado de Q1. Esta decisão vem no seguimento da recusa do grupo Fiat Chrysler Automobile em vender à Audi os direitos das suas patentes Q2 e Q4, o que a levou o fabricante alemão a ter de utilizar uma numeração abaixo da pretendida no seu futuro modelo. Contudo, tal não era a estratégia desejada pela Audi que encara o seu modelo A1 como um pequeno compacto cujo tamanho é bem inferior ao do futuro SUV  e terá assim de adicionar à letra Q, identificadora da linha de SUV da marca, o número 1.

O novo Q1 será produzido na fábrica de Ingolstadt, na Alemanha, a partir do ano de 2016 e estará posicionado abaixo do Q3 concorrendo com veículos premium como é o caso do Mini Countryman. Estará disponível no mercado europeu a meio do próximo ano com uma carroçaria de 5 portas. Comparativamente com outros modelos da mesma marca, o Audi Q1 terá um tejadilho 10 mm. mais alto que o Audi A3 Hatchback de três portas e uma tracção dianteira que poderá ainda ser actualizada para uma tracção às quatro.

O prefixo Q é já utilizado pela Audi nos SUV’s Q3, Q5, Q7 e futuramente no novo modelo Q8, com chegada prevista ao mercado antes de 2020.