Audi e-tron quattro concept brilha em Frankfurt
[easingslider id=”24364″]
Em antecâmara àquele que será o seu futuro SUV elétrico com lançamento previsto para 2018, a Audi desvendou o e-tron quattro concept, protótipo de um modelo totalmente elétrico com aerodinâmica bastante trabalhada e conjunto motriz composto por três motores elétricos – um para o eixo dianteiro e dois para o eixo traseiro, para uma potência total que pode ascender até aos 370 kW.
Em utilização normal, a potência total é de 320 kW, mas em modo ‘boost’ esse valor pode ser incrementado para os 370 kW e para os 800 Nm de binário. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em apenas 4,6 segundos, podendo alcançar uma velocidade máxima (limitada) de 210 km/h.
Um sistema de gestão inteligente do sistema providencia uma atuação adequada do conjunto propulsor a cada momento, sendo que o objetivo útlimo desde sistema é oferecer a máxima eficiência possível. O condutor pode escolher o modo de recuperação de energia e o estilo de condução, podendo alternar entre os modos S e D do Audi Drive System.
Com bateria de iões de lítio de 95 kWh da mais recente geração integrada no fundo do veículo, entre os dois eixos, de forma a baixar o centro de gravidade, a autonomia anunciada ronda os 500 quilómetros, podendo ser carregada totalmente em apenas 50 minutos numa tomada de 150 kW com corrente DC. No entanto, este concept surge equipado com tecnologia de carregamento wireless – por indução.
Por outro lado, a aerodinâmica foi bastante trabalhada para melhor eficácia, apresentando apenas 0.25 de coeficiente de arrasto aerodinâmico e estilo inovador com atuadores eletrónicos aerodinâmicos escondidos no capot, laterais e traseira de forma a direcionar o fluxo aerodinâmico em redor do automóvel. Mede 4,88 metros de comprimento, 1,93 metros de largura e 1,54 metros de altura, o e-tron quattro concept demarca-se também pelo espaço oferecido no interior e pelas tecnologias relevantes, como por exemplo, dois ecrãs OLED na consola central, utilizadas para controlar o sistema de climatização e outras funcionalidades.
A tecnologia OLED de elevada eficiência é outra solução aplicada nos farolins traseiros, ao passo que na dianteira surgem faróis com tecnologia de Matriz Laser, que combina LEDs e elementos OLED.
“A Audi vai apresentar um SUV desportivo puramente elétrico de luxo no princípio de 2018. O Audi e-tron quattro concept providencia uma visão a esse. Combina prazer de condução com autonomia alargada, desenho expressivo e conforto excelente”, referiu Ulrich Hackenberg, membro do conselho de administração da Audi AG.