Audi e-tron GT oficialmente apresentado

Foi finalmente apresentado oficialmente o novo Audi e-Tron GT, depois de muitas imagens e vídeos terem dado a antever, nos últimos meses, esta novidade da marca alemã. Este novo modelo da linha e-Tron da Audi traz um novo impulso à mobilidade elétrica, sob a forma de um coupé de quatro portas lançado em duas versões (e-Tron GT quattro e RS e-Tron GT). Aerodinâmica, alta performance e tração elétrica integral são os grandes argumentos.

Quem viu o concept apresentado no Salão de Genebra de 2019 não encontra muitas diferenças no resultado final agora apresentado, caracterizado por um design desportivo, linhas fluídas, teto baixo e uma ótima aerodinâmica. A contribuir para este design está o facto dos novos Audi e-Tron terem sido construídos na plataforma J1, a mesma do Porsche Taycan. Comum aos dois modelos é também o pack de bateria e ainda a transmissão e o sistema de gestão de energia. No que diz respeito ao motor, é menos potente para manter o nível de exclusividade do modelo da Porsche. 

Quanto a medidas, o novo Audi e-Tron mede 4,99 metros de comprimento, 1,96 metros de largura, 1,41 metro de altura e possui 2,90 metros de distância entre-eixos. A bagageira tem capacidade para 405 litros, com um compartimento adicional na parte dianteira de 85 litros.

Relativamente à motorização, são dois os motores que equipam este veículo, um à frente e outro atrás, e garantem 476 cv e 630 Nm no e-tron GT quattro e 598 cv e 830 Nm no RS e-tron GT quattro. Tal como acontece no seu equivalente SUV, este modelo elétrico também tem uma funcionalidade de boost durante 2,5 segundos com o launch control, o que permite aumentar a potência, durante esse período, para 530 cv no e-tron GT quattro e 646 cv no RS e-tron GT quattro.

Quanto a autonomias, o o Audi e-Tron GT quattro é capaz de percorrer percorrer até 487 quilómetros entre recargas; já para o RS e-tron GT quattro, a Audi anuncia uma autonomia de 472 quilómetros.

A velocidade máxima, eletronicamente limitada, é de 250 km/h nos dois modelos, com o menos potente a chegar aos 100 km/h ao fim de 4,1 segundos e o RS a atingir a mesma velocidade em 3,3 segundos.

No interior, o e-Tron apresenta materiais sustentáveis e um perfil do tipo “monoposto”. Tanto o condutor como o passageiro sentam-se numa posição baixa, típica de desportivo, em bancos disponíveis em três versões e separados por uma ampla consola.

Ainda não foram anunciados preços para Portugal, mas na Alemanha, o modelo mais acessível pode ser comprado por 99.800 euros.