Apesar de o prazo para entregar a declaração do IRS apenas arrancar oficialmente na terça-feira, dia 1 de abril, já é possível fazer uma simulação no Portal das Finanças e até já há contribuintes que conseguem mesmo submeter a declaração.
Segundo consulta do Portal das Finanças, é possível verificar que já é possível fazer as simulações e até proceder à entrega da declaração.
Esta possibilidade de entrega de IRS antes da abertura do prazo oficial já não é novidade, tendo acontecido em anos anteriores. Ainda assim, o Governo não aconselha a que os contribuintes o façam, porque nas primeiras duas semanas o simulador costuma apresentar algumas imprecisões.
Este conselho é também dado por alguns contabilistas, que disseram à Executive Digest que aconselham os contribuintes a esperar até dia 15 de abril para começar a entregar a declaração de IRS.
É que a aplicação informática do fisco tem erros que só são corrigidos após as queixas apresentadas por estes profissionais, pelos cidadãos e pelos próprios funcionários da Autoridade Tributária, à medida que as pessoas vão entregando o IRS.
Ou seja, a aplicação da AT só estabiliza, defendem alguns contabilistas, por volta daquela data (15 de abril), dando conta que os simuladores costumam apresentar ainda erros e bugs na fase de arranque da campanha do IRS. Estes erros podem afetar as decisões dos contribuintes sobre, por exemplo, se devem entregar o IRS em conjunto ou em separado ou se devem englobar outros rendimentos ou não.
A entrega do IRS começa amanhã, dia 1 de abril e prolonga-se até 30 de Junho. Em declarações à Lusa, a secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, referiu que o caminho de redução do prazo médio do reembolso do IRS vai se manter este ano, devendo diminuir face aos 13 dias de 2024.














