Até que horas posso votar? E como fazê-lo o mais rapidamente possível?: Um guia para não se ‘perder’ nas eleições

Pela primeira vez, este domingo, os eleitores em Portugal terão a oportunidade de votar fora do seu local de recenseamento, em qualquer mesa de voto à sua escolha – tanto no território nacional como no estrangeiro – sem necessidade de inscrição prévia. Esta inovação faz parte das eleições europeias de hoje e permite aos eleitores escolherem o local de voto com o menor tempo de espera.

Ainda tem dúvidas sobre o processo ou sobre como votar? Esclareça-as abaixo

Onde posso votar este domingo?

Pode votar em qualquer mesa de voto à sua escolha. Esta novidade é possível graças à desmaterialização dos cadernos eleitorais, que permite aos eleitores votar em qualquer local, desde que apresentem o seu documento de identificação civil (como cartão de cidadão, bilhete de identidade, passaporte ou carta de condução).

Onde posso saber o meu local de voto?

Se és cidadão português ou nacional de outro Estado-membro da UE a votar em Portugal, podes descobrir a tua mesa de voto consultando:

Informações na tua Junta de Freguesia;
Enviar mensagem de texto (SMS) para o número 3838 com: RE[espaço]Número do BI/CC[espaço]Data de nascimento(AAAAMMDD);
Consultar o sítio web do Ministério da Administração Interna.

Para os cidadãos portugueses que votam a partir do estrangeiro, o local de votação pode ser encontrado nesta lista que inclui todos os postos e mesas de voto no estrangeiro a 8 e 9 de junho.

Estão disponíveis mais informações relativas à votação em território estrangeiro na página sobre as “Eleições para o Parlamento Europeu 2024” da Comissão Nacional de Eleições (disponível apenas em português).

Quais os documentos a apresentar na mesa de voto?

Deves ser portador do documento de identificação civil (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade) ou qualquer outro documento oficial que contenha a tua fotografia atualizada (Passaporte ou Carta de Condução, etc.).

E se Não Tiver Documento de Identificação Civil?

Se não tiver nenhum documento de identificação civil, só poderá votar na mesa de voto onde está recenseado. Nestes casos, a identificação pode ser feita através de testemunhas e da validação dos membros da mesa de voto.

Voto em 15 minutos: como fazer?

O processo é simples. Basta consultar o Portal do Eleitor. Lá, é possível acompanhar em tempo real o tempo de espera em cada local de voto e filtrar as mesas que têm um tempo de espera inferior a 15 minutos. Pode também ver os locais com tempos de espera inferiores a 30 minutos e dirigir-se ao da sua preferência para despachar o voto mais rápido.

Como consultar as mesas disponíveis?

Para saber onde ficam as mesas de voto mais próximas da sua localização, aceda ao Portal do Eleitor. Introduza uma morada à sua escolha e selecione a distância em quilómetros que lhe interessa. O motor de busca irá mostrar-lhe o número de locais disponíveis no raio selecionado.

Posso votar no estrangeiro?

Sim, o processo é o mesmo que no território nacional. Se estiver em Madrid, pode votar na embaixada ou no consulado português, apresentando apenas o seu documento de identificação civil, sem necessidade de inscrição prévia. O mesmo se aplica a outras localizações, como o Rio de Janeiro, onde pode votar no consulado.

Como funcionam os novos cadernos digitais?

O eleitor apresenta-se à mesa de voto com o seu documento de identificação. A confirmação da identidade pode ser feita de duas maneiras: através da leitura eletrónica do cartão de cidadão ou, se apresentar outro documento de identificação, por pesquisa manual dos dados nos computadores.

Para que servem os novos computadores?

Foram adquiridos 29 mil computadores, dos quais 20% são reservas para substituição imediata em caso de avaria. Estes computadores serão usados apenas como cadernos eleitorais, com acesso exclusivo às aplicações e funcionalidades relacionadas com o processo de votação.

O processo é mesmo seguro?

O Governo e a Comissão Nacional de Eleições (CNE) garantem a segurança do processo. As comunicações dos equipamentos informáticos com a base de dados central são asseguradas através de redes privadas virtuais, acesso de dados móveis ou circuitos dedicados ao processo eleitoral.

Como se procede se houver problemas ou falhas de rede?

A ministra da Administração Interna assegurou que existe um plano de contingência. Em caso de falha de equipamento, os 20% de computadores extra permitirão a sua substituição imediata. Haverá também uma linha de apoio telefónico para as mesas de voto, ligada ao data center no TagusPark, em Oeiras.

Para eventuais problemas de conexão, haverá routers e cartões de rede disponíveis para os municípios, conforme explicado pelo ex-ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

E se faltarem boletins?

A CNE afirma que houve um reforço do número de boletins de voto disponíveis. Nos locais com previsão de maior aglomeração, foram criados mecanismos para evitar a falta de boletins de voto, segundo Fernando Anastácio, porta-voz da CNE.

Inscrevi-me para votar antecipadamente e não consegui. O que faço?

Cerca de 10% dos 252.209 eleitores inscritos para votar antecipadamente não o fizeram. Se é o seu caso, pode votar em qualquer mesa de voto à sua escolha, em Portugal ou no estrangeiro, no dia 9.

Onde posso encontrar os resultados das eleições europeias?

Os resultados das eleições europeias de 2024 vão ser publicados neste website do Parlamento Europeu.

Os 720 eurodeputados eleitos trabalham para formar grupos políticos, que incluem eurodeputados de diferentes países e partidos políticos e que têm objetivos comuns.