AstraZeneca, Pfizer e outras 8 farmacêuticas lançam primeiro programa de fornecedores que promove ação climática

São dez as farmacêuticas internacionais que lançaram o primeiro programa de fornecedores que promove a ação climática. Esta colaboração tem como objetivo acelerar a adoção das energias renováveis e reduzir as emissões de gases de efeito de estufa na cadeia de valor farmacêutica.

O Energize é o programa desenvolvido em parceria entre a Schneider Electric e a Carnstone que pretende aumentar o acesso dos fornecedores do setor farmacêutico a energias renováveis, com vista à descarbonização do setor.

AstraZeneca, Biogen, GSK, Johnson & Johnson, MSD, Novartis, Novo Nordisk, Pfizer, Sanofi e Takeda são as farmacêuticas que integram esta colaboração.

“Acreditamos que o Energize será uma colaboração realmente eficaz entre empresas farmacêuticas que querem implementar ações climáticas ousadas. Todas as empresas deveriam estar a agir de forma mais agressiva para alcançar a meta de utilização de 100% de eletricidade renovável, e a apoiar as suas cadeias de abastecimento para que façam o mesmo,” afirmou Sam Kimmins, Head, RE100, Climate Group.

O programa Energize vai centrar-se na promoção de conhecimento sobre as transações de energia renovável, os volumes das cargas, a falta de crédito e a necessidade de orientação num processo de contratação complexo e demorado. “Os fornecedores participantes vão aprender mais sobre o mercado de energia renovável, receberão orientações sobre os PPAs, e terão a oportunidade de aceder e adquirir energia renovável por conta própria ou enquanto membros de um consórcio de compradores”, pode ler-se no comunicado.