Associação Salvador desafia empresas em Portugal a refletir sobre como eliminar barreiras que impedem a inclusão
A Associação Salvador, dedicada à promoção da inclusão plena das pessoas com deficiência motora, comemora, pelo sexto ano consecutivo, o Dia Nacional das Acessibilidades, a 20 de outubro. Em antecipação à data, no dia 14 de outubro, o Museu do Dinheiro, em Lisboa, será o palco de um encontro que reunirá diversas empresas e pessoas com deficiência para debater a acessibilidade.
As Accessibility Talks contarão com a presença da Secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes, e visam sensibilizar a sociedade para a importância da inclusão de todos, independentemente das limitações físicas, sensoriais ou cognitivas. Este evento tem como objetivo mobilizar a população, promovendo a discussão sobre a falta de acessibilidade, um dos principais fatores de exclusão social.
A Associação Salvador tem vindo a desenvolver programas nas escolas e desafia agora as empresas a refletir sobre como eliminar barreiras que impedem a inclusão. Problemas como a falta de acessibilidade nos transportes públicos, equipamentos avariados, portas pesadas e casas de banho mal adaptadas ainda são uma realidade, evidenciando que muitos espaços comerciais não estão preparados para receber pessoas com diferentes tipos de deficiência.
Este ano, as Accessibility Talks incluem conteúdos mais técnicos e a apresentação de boas práticas, além de testemunhos de pessoas com deficiência. Uma das novidades é a entrega dos Prémios Acessibilidade “Best Practices”, que reconhecerão iniciativas bem-sucedidas implementadas em Portugal.
“A falta de acessibilidades infelizmente ainda se mantém como um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência. Apenas com o contributo e participação ativa de todos, é possível provocar uma mudança de mentalidades e construir um país mais inclusivo”, afirma Salvador Mendes de Almeida, Fundador da Associação Salvador.