Associação Nacional de Bombeiros Profissionais vai discutir hoje novas ações de luta
A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) agendou uma reunião do conselho geral para o dia 20 de dezembro, para discutir ações de luta reivindicativas.
“Embora a ANBP acredite na boa-fé das negociações, fica claro que, caso o Governo não demonstre abertura para dialogar e reiniciar o processo negocial que suspendeu, serão tomadas medidas públicas e reivindicativas”, lê-se nas conclusões do conselho geral de hoje.
Esta quinta-feira coincide com a “data da última reunião negocial, que estava agendada anteriormente entre os sindicatos e o Governo”, recorda a ANBP.
“Se, entretanto, não houver avanços no processo negocial, a ANBP vai definir novas ações de luta”, refere ainda.
No entanto, o despacho que constitui o grupo de trabalho que vai elaborar uma proposta de carreira, benefícios, regalias e formação para os bombeiros voluntários e profissionais das Associações de Bombeiros Voluntários (ABV) foi publicado no passado dia 13 em ‘Diário da República’.
O grupo de trabalho tem, desde o passado sábado, quando entrou em vigor, 60 dias para apresentar as conclusões do seu trabalho e uma proposta, indica o despacho assinado pelo ministro de Estado e das Finanças e pelas ministras da Administração Interna e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
O diploma especifica que o grupo de trabalho tem como missão elaborar uma proposta para a “carreira dos bombeiros integrados de forma profissional nos quadros de pessoal dos corpos de bombeiros das Associações Humanitárias de Bombeiros”, para os “benefícios e regalias dos bombeiros integrados de forma voluntária” e para “a formação de todos os bombeiros integrados de forma voluntária ou profissional dos quadros de pessoal das Associações Humanitárias de Bombeiros”.
Este grupo é coordenado pelo representante do Gabinete do Secretário de Estado da Proteção Civil e é composto por um representante dos gabinetes dos secretários de Estado dos Assuntos Fiscais, da Administração Pública, da Segurança Social, e do Trabalho.
Integram ainda o grupo um representante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), bem como os presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, da Escola Nacional de Bombeiros, da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e da Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários.