“Assassinar meteorologistas não trava furacões”: especialistas do clima são ameaçados de morte enquanto teorias da conspiração ganham força

A chegada do furacão ‘Milton’ aos Estados Unidos, em particular na Flórida, manteve os meteorologistas acordados dias a fio para tentar levar informações vitais que poderiam salvar as vidas das pessoas afetadas. No entanto, de acordo com a publicação ‘Rolling Stone’, os especialistas têm tirado cada vez mais tempo para reprimir o fluxo ininterrupto de desinformação durante a temporada dos furacões. E alguns fazem-no conforme são pessoalmente ameaçados.

“As pessoas estão tão perdidas que, honestamente, isso está a fazer-me perder toda a fé na humanidade”, descreveu o meteorologista Matthew Cappucci, de Washington DC. “Há tanta informação má a circular por aí que a informação boa ficou obscurecida”, referiu, salientando ter notado uma grande mudança nas redes sociais nos últimos três meses. “Aparentemente, da noite para o dia, ideias que antes seriam ridicularizadas como pontos de vista muito marginais e bizarros estão de repente a tornar-se populares e isso tornou o meu trabalho muito mais difícil.”

Segundo Cappucci, os meteorologistas e especialistas em assistência a desastres precisam de encontrar um equilíbrio entre divulgar informações úteis e de alta qualidade e, ao mesmo tempo, acabar com a desinformação. “Hoje em dia, há tanta informação má que se gastássemos o nosso tempo a livrar-nos dela, não teríamos mais tempo.”

Diversos meteorologistas, incluindo Cappucci, têm destacado as numerosas teorias da conspiração: a principal das quais é a acusação de que o Governo pode controlar o clima, uma teoria amplificada com a mudança climática, com tempestades cada vez piores combinadas com um ano eleitoral tenso. “Faço isso há 46 anos e nunca foi assim”, destacou o meteorologista do Alabama, James Spann, que garantiu ter sido “inundado” com desinformação e mensagens ameaçadoras como “pare de mentir sobre o Governo controlar o clima ou então…”

“Para mim, postar uma previsão de furacão e as pessoas acusarem-me de criar o furacão porque trabalho para alguma entidade secreta dos Illuminati é dececionante e angustiante, e está a resultar numa diminuição da confiança pública”, descreveu Cappucci, que garantiu ter recebido centenas de mensagens de pessoas acusando-o de modificar o clima e criar furacões a partir de lasers espaciais. “A ignorância está a tornar-se socialmente aceitável. Há 40 ou 50 anos, se tivesse dito que achava que a Lua era uma mentira, as pessoas ter-se-iam rido de mim. Agora, as pessoas estão a unir-se nestes pontos de vista incrivelmente marginais.”

“O ciclo de vida de um furacão médio consome a energia de aproximadamente 10 mil bombas nucleares”, diz Cappucci. “A ideia de que podemos influenciar algo assim, muito menos direcioná-lo, é tão absurda que é quase, infelizmente, engraçada.”

A meteorologista Katie Nickolaou salientou que veste “uma armadura todos os dias para tentar ficar online e garantir que as pessoas não digam coisas que possam prejudicar as respostas”, salientando que teve de se defender de rumores de que os meteorologistas deveriam usar ventiladores gigantes para soprar o furacão para longe ou tentar detoná-lo. “Parar a desinformação está a tornar-se uma parte exaustiva do trabalho, o que está a tirar o tempo gasto na previsão ou no envio de outras informações que poderiam ser úteis”, sustentou, sublinhando que o seu coração afunda quando vê um post falso obter milhões de visualizações – Nickolau lembrou mesmo quando teve de escrever, na rede social ‘X’, que “assassinar meteorologistas não vai parar os furacões”.

“A desinformação de 2024 está a ser alimentada até certo ponto pela polarização política”, referiu Sarah DeYoung, professora do Disaster Research Center da University of Delaware. “Acho que isso corresponde à eleição presidencial deste ano.” De acordo com a especialista, isso prejudica tanto as pessoas que precisam de ajuda quanto as que tentam ajudar, aumentando a confusão, retardando o processo de recuperação e fomentando a desconfiança.

Ler Mais



Comentários
Loading...