Apple Car: o que se sabe até agora

Segundo informações veiculadas pela agência Reuters, a Apple poderá estar prestes a assinar um acordo com a Kia no valor de 3,6 mil milhões de dólares. De acordo com o site InsideEVs, este investimento servirá para cobrir os custos de desenvolvimento de um novo veículo elétrico, bem como criar uma linha de produção na fábrica da marca sul-coreana em West Point, na Geórgia – uma pequena cidade localizada na fronteira daquele estado como o Alabama, a cerca de 130 quilómetros de Atlanta.

Há anos que existem rumores quanto à possibilidade da Apple criar um carro elétrico de marca própria. O projeto, designado de Project Titan, vai mais longe do que a simples criação de um veículo elétrico porque prevê que este carro seja, igualmente, autónomo. Já em 2017, Tim Cook, CEO da Apple admitiu a importância da condução autónoma para a gigante tecnológica, chegando a afirmar que esta é “a mãe de todos os projetos de inteligência artificial”.

No entanto, este projeto parece ter ficado na gaveta da Apple durante os últimos anos, tendo ganhado agora um fortíssimo impulso, com uma série de rumores e muitos indícios de uma parceria da marca americana com a Hyundai, sendo agora conhecido que a produção do novo veículo poderá ficar a cargo da Kia. As informações começaram a surgir em janeiro, quando se falou pela primeira vez sobre as conversações com a Hyundai e sobre o possível lançamento de um concept em 2022, com data de produção provável em 2024.

É certo que a Hyundai veio dizer ser apenas uma das empresas com que a Apple estava a falar, mas o volume de informações e rumores de várias fontes começou a antecipar que, mesmo sendo uma de várias, a empresa sul-coreana estaria muito provavelmente na pole position para um negócio que agora se antevê poder ser operacionalizado pela Kia – uma marca do grupo Hyundai.

Faltam as confirmações oficiais, mas isso não impediu que esta quarta-feira a Kia visse as suas ações disparar em bolsa em 14,5%, fechando o dia em 9,65%. Se o acordo for para a frente, a fábrica da Kia em West Point poderá produzir inicialmente 100.000 veículos por ano, com o potencial de aumentar este valor anual para 400.000 unidades. Atualmente, a fábrica produz 304.000 veículos todos os anos.