Um novo estudo mostra que os pacientes que já contraíram a Covid-19, apresentam uma fraca actividade neutralizante nos seus anticorpos, que se torna ainda mais fraca um mês depois de terem alta hospitalar, de acordo com a imprensa internacional.
Os investigadores da pesquisa, publicada esta sexta-feira na revista científica “PLOS Pathogens, revelam análise integral das respostas de anticorpos à infecção por Covid-19, pode guiar o desenvolvimento de uma vacina efectiva.
«Existe uma necessidade urgente de tratamentos eficazes e uma vacina preventiva para conter esta pandemia global devastadora, o que requer uma compreensão integral da resposta humoral ao Sars-CoV-2 no decorrer da doença e na fase de convalescença dos pacientes de covid-19», escreveram Chao Wu e Rui Huang, da Faculdade de Medicina de Nanjing, na China.
Por esse motivo, a equipa de investigação observou de forma contínua as respostas de anticorpos específicos do Sars-CoV-2 em 19 pacientes com casos ligeiros e em sete situações mais graves, durante sete semanas depois do contágio.
Embora 80,7% dos doentes que recuperaram da covid-19 tenham apresentado diferentes níveis de actividade neutralizante dos anticorpos contra a doença, apenas uma pequena parte dos doentes mostrou um forte nível de actividade neutralizante, segundo o estudo.
Passadas cerca de três a quatro semanas de os doentes terem tido alta hospitalar, a actividade neutralizante dos anticorpos recolhidos diminuiu significativamente, indicando que os doentes de covid-19 podem ser susceptíveis a uma reinfecção.














