Amazónia: Brasil quer avançar com exploração mineira em reservas indígenas
O Brasil tenciona avançar com os planos de exploração mineira em reservas indígenas da Floresta amazónica, segundo declarações prestadas à Bloomberg pelo ministro brasileiro das Minas e da Energia.
O projeto de lei será proposto para aprovação no Congresso ainda durante o mês de janeiro, disse Bento Albuquerque. Acrescentou ainda que uma grande parte da comunidade indígena está de acordo com o avanço da exploração mineira, dizendo que a população obterá uma recompensa em troca da exploração das terras.
Apesar de duas barragens terem colapsado, nos últimos cinco anos, Bento Albuquerque não vê necessidade de fazer qualquer alteração à lei relacionada com a exploração mineira no Brasil, pois considera que não se deve generalizar dois atos isolados.
Outro dos objetivos é que ainda na primeira metade deste ano o Congresso aprove a privatização da empresa de energia estatal, Eletrobras, para que no segundo semestre de 2020 a mesma possa ser vendida.
A proposta foi discutida na passada quinta-feira, numa reunião que juntou o ministro Bento Albuquerque com 12 embaixadores europeus, sendo desde já expectáveis críticas por parte da comunidade ambientalista.