Amazon está a planear comprar o TikTok? Laços entre os dois gigantes aprofundam-se

O TikTok tem de ser vendido a uma empresa americana até janeiro, ou enfrenta uma proibição nos Estados Unidos. O gigante das redes sociais de propriedade chinesa tem vindo a aprofundar silenciosamente os seus laços com outro gigante – e uma das suas maiores rivais: a Amazon.

De acordo com fontes da indústria, citadas pela revista ‘Forbes’, este é um movimento estratégico que tornará mais difícil o encerramento do TikTok nos Estados Unidos. Há analistas que este é um sinal de que a Amazon está em cima da mesa como possível compradora.

“A escrita está na parede”, referiu Roee Zelcer, que até recentemente foi chefe de vendas de produtos e serviços da TikTok durante mais de três anos. Mesmo que a aquisição não se concretize, a relação com a Amazon e a crescente dependência do TikTok provavelmente tornarão o coro de vozes que luta contra a proibição ainda mais alto. “Agora não são apenas as pequenas empresas e os ‘influencers’ que estão furiosos com esta proibição – mas também a Amazon”, referiu o especialista. “É uma grande adesão por parte do TikTok. É um movimento muito estratégico para aprofundar a sua relação na economia dos EUA.”

Os argumentos vão começar na próxima semana, durante a disputa legal entre o Governo americano e o TikTok, que pode levar à primeira proibição no país de uma aplicação de redes sociais de propriedade estrangeira. Em abril último, o presidente Joe Biden sancionou um projeto de lei que obriga a ByteDance, a empresa-mãe da TikTok na China, a alienar a sua joia da coroa a uma empresa americana por questões de segurança nacional ou enfrentará uma paralisação no início do próximo ano. Em maio, a TikTok e a ByteDance apresentaram uma ação judicial a contestar esta lei, considerando-a inconstitucional e uma tentativa velada de simplesmente banir a plataforma – já um grupo de criadores do TikTok interpôs a sua própria ação contra o Governo dos EUA.

Agora, com o futuro da aplicação no limbo e a quatro meses da venda, o Tribunal de Apelação dos EUA em Washington vai ouvir as partes que contestam o Departamento de Justiça.

No mês passado, o TikTok anunciou uma grande parceria com a Amazon – permitindo às pessoas navegar e comprar produtos da Amazon no TikTok, sem nunca sair da aplicação – já a Amazon também instou os seus próprios influencers a fazerem mais para amplificar os vendedores da Amazon no TikTok.

A parceria com a TikTok pode parecer invulgar à primeira vista, uma vez que as empresas estão entre as maiores concorrentes no comércio eletrónico. Mas há benefícios claros em trabalhar em conjunto. “A Amazon vem de um histórico de grande comércio eletrónico; como faço para entrar nas redes sociais? O TikTok vem de: estou a arrasar nas redes sociais, no engagement e tenho todos estes influencers e criadores; como faço para aceder ao comércio eletrónico?”, explicou Zelcer.

“Para o TikTok, estou agora a chegar a todos os compradores de comércio eletrónico que a Amazon tem, por isso estou a obter toda esta credibilidade, esta confiança, a marca Amazon, com a qual o TikTok ainda enfrenta muitos problemas. Para a Amazon, é uma forma de aproveitar a viralidade e o facto de não ter muitos compradores da Geração Z na sua plataforma – é um público que adorariam atingir”, sustentou Zelcer. A Amazon tornou-se o terceiro maior anunciante do TikTok nos EUA, apenas atrás da Google e da Walmart, de acordo com a empresa de inteligência de mercado ‘Sensor Tower’.

A abordagem parece ser: “Se não os consegues vencer, junta-te a eles”, referiu Julian Reis, CEO da ‘SuperOrdinary’, que liga milhares de criadores e marcas para os ajudar a crescer no TikTok, Amazon e outras plataformas, considerando a integração TikTok-Amazon “uma jogada muito, muito inteligente” de ambos os lados. “O que a Amazon pode perder e perder um pouco do controlo agora é que pode tornar-se uma droga e uma codependência, pois é assim que se encontram todos os seus novos clientes”, sustentou Reis. “Por que razão fecharia a torneira?”

Isto também poderá ser um grande incentivo para a Amazon comprar o TikTok. Caso a ByteDance aceite desmembrar a entidade americana da TikTok, a parceria recentemente revelada da Amazon com a empresa poderá ser o primeiro passo para uma potencial aquisição, sugeriu Zelcer. “Se olharmos para a Amazon a adquirir esta plataforma social – engolindo todo o público da Geração Z e este envolvimento, e integrando todo o seu comércio eletrónico e logística e tudo o que vai para a Amazon através do TikTok – e tornando-se a plataforma social de comércio eletrónico, isso é enorme.”

Ler Mais