Airbus abre primeira unidade nos EUA

A cidade de Mobile, no estado do Alabama, foi a escolhida para acolher a primeira unidade de produção norte-americana da Airbus, fabricante aeronáutica europeia. A fábrica, que emprega mais de 250 pessoas, marca uma nova página na história da empresa, de acordo com o CEO Fabrice Brégier, em comunicado: «Com a adição das instalações nos EUA à nossa rede de produção na Europa e na Ásia, expandimos estrategicamente a nossa base industrial mundial.»

A nova fábrica permite não só aproximar a Airbus dos clientes norte-americanos mas também de alguns dos principais fornecedores, sendo que, no último ano, a empresa gastou 14,6 mil milhões de euros em componentes de fornecedores dos Estados Unidos da América. Adicionalmente, vai permitir aumentar a capacidade de produção de aviões de modo a responder ao número de pedidos de todo o mundo, como explica o mesmo executivo. A construção do espaço foi anunciada em 2012 e implicou um investimento de aproximadamente 530 milhões de euros.

O primeiro Airbus comercial construído nos Estados Unidos da América., um A321, deverá estar pronto para entrega na próxima Primavera. A previsão para 2018 é de produção anual de 30 a 50 aviões com apenas um corredor.