Agricultores ibéricos debatem até quinta-feira em Cáceres o futuro do setor

A quarta edição do Congresso Ibérico Agropecuário e Florestal (CIAF) arranca hoje em Cáceres, Espanha, com foco no papel do setor enquanto fator de mitigação das alterações climáticas.

O CIAF é organizado, anualmente, pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), em conjunto com a sua congénere Espanhola Associación Agraria Jóvenes Agricultores (ASAJA).

Em cima da mesa vão estar temas como a pecuária extensiva enquanto mitigador das alterações climáticas e soluções e desafios para a gestão agrícola, pecuária e florestal.

Os agricultores vão ainda debruçar-se sobre a venda de créditos de carbono, de modo a concluir se estes são “uma solução ou uma desilusão”.

Está igualmente agendado um debate, moderado pela CAP e pela ASAJA, sobre as soluções e desafios para a agricultura, criação de gado e gestão florestal, que vai juntar a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Asociación Empresarial para la Protección de las Plantas (AEPLA), a Associação da Indústria da Ciência para a Proteção das Plantas (CropLife Portugal), o CaixaBank, o Foro Interalimentario e a Philip Morris Spain.

O ministro português da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, a secretária de Estado da Agricultura e Alimentação de Espanha, Begoña García Bernal e a presidente da Junta de Extremadura, María Guardiola Martín, são algumas das personalidades que já confirmaram a sua presença no congresso.

São ainda esperadas as intervenções do presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, e do presidente da Asaja, Pedro Triguero.