Afinal, quando é que os dias começam a tornar-se mais longos?
O ano de 2025 ainda mal arrancou, mas, nesta altura do ano, tratando-se do inverno, há muitas pessoas que se questionam sobre a duração dos dias, em particular sobre o momento exato em que o Sol vai começar a pôr-se mais tarde, logo tornando os dias mais longos, um sinal de que a primavera e o bom tempo estão para chegar.
Especificamente, teremos de esperar até 20 de março de 2025 pela chegada oficial da primavera, altura em que é fácil perceber que os dias começam a ser mais longos e as temperaturas mais amenas, com um maior número de horas de sol no hemisfério norte.
No entanto, deve saber que os dias começam a durar gradualmente a partir do mês de dezembro, concretamente, por volta dos dias 6 e 9 de dezembro, embora a hora do nascer e do pôr do sol varie consoante o local onde se encontra.
A primeira coisa a reter: ganhamos minutos de sol todos os dias.
Na semana que se vai iniciar esta segunda-feira, em Lisboa – de acordo com dados do Observatório Astronómico de Lisboa -, o nascimento do sol está agendado para as 7h54, com o ocaso marcado para as 17h37. No final desta semana, o nascimento do sol ‘ganha’ dois minutos (às 7h53), sendo que o ocaso está marcado para as 17h42. Ou seja, no espaço de uma semana, acrescentam-se seis minutos extras de sol.
Na quarta semana de janeiro, segunda-feira vai amanhecer às 7h51 e ‘fechar’ às 17h44, ao passo que na sexta-feira há novo horário: das 7h49 até às 17h49. Ou seja, mais 17 minutos de sol apenas no espaço de duas semanas, um número que se vai alargando ao longo dos dias.
O dia mais longo do ano será daqui a cerca de 5 meses, durante o solstício de verão em 20 de junho de 2025, com uma duração de luz do dia de 14 horas e 55 minutos.