Administradoress de Isabel dos Santos em Malta demitem-se

É notório o impacto que o Luanda Leaks causou e continua a causar nas empresas da empresária angolana Isabel dos Santos. Depois de ter perdido o seu principal advogado em Portugal, chega agora a demissão dos seus administradores em Malta, Joel Scicluna e John Carbone, deixando os cargos nas várias sociedades daquela jurisdição, segundo avança o Expresso nesta quarta-feira.

Noel Scicluna apresentou a sua renúncia ao cargo a 20 de Janeiro no registo comercial de Malta, na sequência das notícias que davam conta do escândalo Luanda Leaks, no qual Isabel dos Santos se encontra envolvida.

O Expresso teve acesso às cartas, através do registo comercial de Malta, que produzem efeitos logo a partir de 14 de janeiro, data anterior à revelação do Luanda Leaks, contudo altura em que os visados foram questionados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, apercebendo-se da situação.

Após ser confrontado com as revelações do Luanda Leaks, Noel Scicluna entregou uma carta a renunciar as suas funções no Registo Comercial de Malta, deixando de ser administrador de empresas como a  Winterfall Industries Limited (que controla a Efacec), a Finisantoro e a Athol Limited, todas envolvidas nas acções da empresária angolana. Scilcluna entregou também o pedido de demissão da Wise Intelligent Solutions (sociedade pela qual Isabel dos Santos subcontratou várias consultoras para trabalharem a reestruturação da Sonangol), segundo o Expresso.

Para além deste também John Carbone apresentou a sua demissão a 21 de Janeiro, renunciando ao cargo de administrador de empresas como a Wise e a Finisantoro.