Acionistas da Dr. Martens angariam 1,3 mil milhões com entrada em bolsa
A Oferta Pública Inicial (IPO na sigla em inglês) valeu 1,3 mil milhões de libras aos acionistas da Dr. Martens. Criada em 1967, a empresa britânica de calçado escolheu 2021 como o ano ideal para se lançar nos mercados, abrindo a estrutura do negócio a novos investidores, e a aposta parece ter compensado.
De acordo com a Bloomberg, a IPO da Dr. Martens arrancou nos 370 centavos (pences) por ação. Com o avançar do tempo, a avaliação subiu 26% esta sexta-feira, garantindo aos acionistas a angariação de 1,3 mil milhões de libras através da operação e elevando a avaliação da marca para 3,7 mil milhões de libras.
«A Dr. Martens é atrativa para os investidores porque tem uma base de clientes fiel, margens elevadas e detém muito potencial de crescimento através da expansão da sua presença em loja e em mercados como a América do Norte e China», explica Oliver Brown, gestor de fundos na RC Brown.
De acordo com a Bloomberg, a empresa de calçado é apenas uma de várias no setor do retalho a entrar na bolsa europeia ao longo dos últimos meses. Trata-se, contudo, da maior IPO em Londres por parte de uma empresa britânica desde que o gigante online THG chegou à bolsa em Setembro do ano passado.
Apesar das dificuldades sentidas devido ao novo coronavírus e ao encerramento das lojas, as vendas da Dr. Martens subiram 18% para 318,2 milhões de libras no semestre que terminou a 30 de Setembro. Face a 2015, as vendas online passaram de 7% para 20% no mesmo período.