Abreu Advogados distinguida pelo Financial Times. Sociedade quer criar um “ecossistema de colaboração entre advogados”

A Abreu Advogados conquistou um prémio na categoria “Innovation in Skills Development” , nos Financial Times Innovative Lawyers Awards Europe 2023, tendo sido a única sociedade de advogados portuguesa independente a ser reconhecida na cerimónia de entrega de prémios.

A sociedade venceu esta categoria de “Innovation in Skills Development” com um projeto na área da formação e capacitação dos seus profissionais com a atuação do IdC – Instituto de Conhecimento, um projeto autónomo da sociedade, que fundou uma entidade de formação certificada nas áreas do Direito, business skills e soft skills, com o objetivo de desenvolver e difundir novo conhecimento em áreas pioneiras e com impacto nos negócios e na sociedade do futuro.

“O prémio atribuído pelo Financial Times ao Instituto de Conhecimento por ser o projeto mais inovador da Europa em matéria de ‘desenvolvimento de competência ou novos skills deixa-nos imensamente felizes. Trata-se do reconhecimento da nossa visão para o futuro e da nossa contribuição para a construção de um novo ecossistema de colaboração entre advogados, universidades e empresas”, refere Luís Barreto Xavier, Presidente do Instituto do Conhecimento e Consultor da Abreu Advogados.

O responsável sublinhou ainda que vão continuar a inovar na criação de programas de formação, interna e para o mercado, e em muitas outras direções.

Inês Sequeira Mendes, Managing Partner da Abreu Advogados, acrescentou que “o prémio Innovation in Skills Development confirma o excelente trabalho levado a cabo pelo nosso Instituto de Conhecimento, que é hoje uma referência nacional na produção, debate e partilha de conhecimento, inovação e investigação jurídica, e demonstra que sabemos estar atentos ao futuro e ver mais longe, sem descurar a qualidade técnica e a necessidade de dar respostas quotidianas aos desafios que nos são colocados pelos nossos clientes e parceiros.”

O Instituto de Conhecimento foi criado em 2012 com o objetivo de fomentar o conhecimento jurídico e promover iniciativas internas e externas para o desenvolvimento do direito e da prática da advocacia.

O Instituto de Conhecimento conta com várias iniciativas, entre elas a Abreu Sustainability School, a Abreu Chair in ESG Impact (NOVA School of Law) e Abreu Professorship in Law and Innovation (Universidade Católica), curso de Direito Dirigal, formação em ESG, entre outros.

Os FT Innovative Lawyers Awards Europe distinguem a inovação nas sociedades de advogados europeias e nas equipas jurídicas in-house. São mais de 20 prémios que pretendem distinguir os líderes em inovação digital, aconselhamento estratégico, gestão de talento e promoção da mudança positiva no setor.

A Abreu Advogados estava nomeada para 5 prémios, nas categorias “Innovation in Skills Development”,  “Innovative Lawyers in Digital Assets And Blockchain”,  “Innovative Lawyers in Energy Security and Transition”, “Intrapreneur – Matilde de Mello Cabral (COO da Abreu Advogados)” e “Most Innovative Law Firm in Europe (outside UK)”.