«A TAP vai parar de crescer. Portela é o pior aeroporto do mundo», diz Antonoaldo Neves
Antonoaldo Neves, presidente da TAP, revela que o investimento e crescimento da companhia aérea estão a ser travados, culpando a ANA por não fazer os investimentos necessários para o crescimento do aeroporto da Portela, arrastando a situação há dois anos, sem ter data de previsão para a conclusão das obras nas pistas e saídas rápidas, avança o Expresso.
«A TAP vai deixar de investir. A Portela é o pior aeroporto do mundo e vai piorar no próximo ano e no seguinte», declarou o presidente da companhia aérea portuguesa, na apresentação de resultados de 2019.
Esta quinta-feira foram divulgados os prejuízos da TAP em mais de 105 milhões de euros, contudo os gestores acreditam que «a TAP está no bom caminho», refere o presidente do conselho de administração, Miguel Frasquilho, citado pelo Expresso.
A TAP investiu 1,5 milhões de euros, no ano passado, para renovar a sua frota, tendo sido este o investimento de maior magnitude feito em Portugal, em 2019, segundo a companhia aérea, que também reforça ter «investido muito na pontualidade».
«A pontualidade era vergonhosa quando aqui chegámos. Não temos mais pontualidade porque há restrições no aeroporto da Portela», refere Antonoaldo Neves. As restrições mencionadas pelo presidente têm que ver com a limitação de crescimento devido à escassez de slots, falta de investimento em instrumentos de ajuda à navegação, e exercícios militares.
Antonoaldo Neves termina dizendo: «mais de metade do ano estamos limitados por restrições operacionais que existem na Portela. A Portela tem de ser equacionada. Não faz sentido o aeroporto não ter ILS (sistema de apoio à navegação) no topo das duas pistas para ajudar os pilotos nos dias de nevoeiro. A pista 03 não tem ILS. É importante trabalhar na melhoria da Portela. Estamos disponíveis para ajudar a encontrar soluções», refere.