A partir de hoje há mais 37 novos radares nas estradas e 12 medem a velocidade média. Veja aqui onde vão estar colocados
Setembro traz novidades nas estradas portuguesas: controlo mais apertado dos excessos de velocidade, com 37 novos locais onde os radares vão estar em ação. Em 12 destes locais haverá uma estreia: será a velocidade média o valor controlado pelos aparelhos, colocados nas autoestradas A1 A25, A3 e A42, bem como nas estradas nacionais EN10, EN109 e EN211, e nos itinerários complementares IC19 e IC2.
Nos outros 25 novos locais, os radares vão medir a velocidade instantânea, segundo adianta a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Tratam-se de estradas nacionais.
Em causa está a expansão da rede SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, apresentada pelo Governo no Montijo, junto a um dos novos radares.
Estes novos 37 locais juntam-se aos 61 já existentes e há planos para um reforço em “data a anunciar” pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que verá a entrada de mais 25 pontos de controlo no mapa nacional dos radares.
A ANSR explica que o total de novos locais será de 62, sendo que em 39 o controlo de velocidade é feito com radares móveis, um aumento face aos 50 locais e 30 radares móveis inicialmente anunciados pelo Governo. O incremento deveu-se a investimento das Ascendi e da Infraestruturas de Portugal, como medidas de combate à sinistralidade rodoviária.
Segundo o plano, o distrito do Porto é o que terá mais radares de velocidade média (com cinco), mas não entrarão todos em funcionamento logo a 1 e setembro: apenas na Trofa (A3), Paços de Ferreira (A42) e Marco de Canaveses/Penafiel (EN211).
Assim, em setembro, haverá radares a funcionar nas seguintes estradas e localidades:
A1: Santarém (ao km 62,5), Mealhada/Anadia (km 217,4), Vila Nova de Gaia (km 292,9 e 292,4)
A2: Concelho de Albufeira (km 233,1)
A25: Águeda (km 42,5)
A3: Braga (km 38,1), Trofa (km 16,9)
A42: Paços de Ferreira (km 9,1)
A44: Vila Nova de Gaia (km 4,5)
A7: Guimarães (km,33,3 e 33,7)
EN10: Montijo (km 75,7), Vila Franca de Xira (km 110,7)
EN101: Guimarães (km 110,7)
EN103: Barcelos (km 22,9)
EN105: Santo Tirso (km 20)
EN109: Figueira da Foz (km 100,7 e 110,4)
EN119: Benavente (km 28)
EN125-10: Faro (km 1,4)
EN14: Maia (km 6,1)
EN18: Belmonte (km 19,6)
EN206: Fafe (km 46)
EN211: Marco de Canaveses (km 1,4)
EN234: Nelas (km 88,7)
EN251: Coruche (km 39,2)
EN252: Palmela (km 5,2 e 9)
EN260: Beja (km 13,4)
EN5: Montijo (km 6)
IC17: Loures (km 19,1)
IC19: Sintra (km 8,2)
IC2: Loures (km 9,8), Coimbra (km 183,3) e Águeda (km 239)
IP7: Lisboa (km 3,4)
Radares de velocidade média
Os 12 radares de velocidade média vão fiscalizar as autoestradas A1 (Santarém e Mealhada), A3 (Braga e Trofa), A25 (Águeda) e A42 (Paços de Ferreira), nos itinerários complementares IC2 (Loures e Rio Maior, este último em data ainda por definir) e IC19 (Sintra) e nas estradas nacionais EN10 (Montijo e Vila Franca de Xira), EN109 (Figueira da Foz) e EN211 (Marco de Canaveses).
Radares de velocidade instantânea
Os restantes 25 radares destinam-se a medir a velocidade instantânea. Entre os locais controlados a partir de 1 de setembro estão: A1 (dois em Vila Nova de Gaia), A2 (Albufeira), A44 (Vila Nova de Gaia), A7 (dois em Guimarães), EN101 (Guimarães), EN103 (Barcelos), EN105 (Santo Tirso), EN109 (Figueira da Foz), EN119 (Benavente), EN125 (Faro), EN14 (Maia), EN18 (Belmonte), EN206 (Fafe), EN234 (Nelas), EN251 (Coruche), EN252 (dois radares em Palmela), EN260 (Beja), EN5 (Montijo), IC17 (Loures), IC2 (Águeda) e IP7 (Lisboa).
O plano prevê a instalação de mais radares nestas estradas, mas em “data a anunciar”:
A20: Porto
A29: Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira/Espinho
A43: Porto
EN114: Montemor-o-Novo
EN125: Albufeira
EN18: Évora, Beja
EN378: Sesimbra
EN4: Alcochete
EN6-7: Cascais
IC1: Alcácer do Sal, Palmela, Ourique
IC17: Loures, Odivelas
IC2: Rio Maior, Coimbra
IC8: Sertã
IP3: Coimbra