A maior mina de diamantes do mundo vai fechar

A mina responsável por cerca de 90% dos diamantes cor-de-rosa – entre os mais valiosos do mundo – está prestes a fechar. Detida pelo Rio Tinto Group, a Argyle fica na Austrália e conta com perto de quatro décadas de história, que deverão chegar ao fim já no próximo ano.

Arnaud Soirat, head of Copper & Diamonds da Rio Tinto, explica que a data prevista para o encerramento daquela que é a maior mina do mundo está relacionada com a extinção de pedras economicamente viáveis. «Em 2020, vamos parar as operações e dar início à reabilitação do local», adianta o responsável em declarações reportadas pela Bloomberg.

A mesma agência noticiosa explica que a mina Argyle é a maior em termos de volume, mas que mais de três quartos da produção é composta por diamantes castanhos de baixo valor. Em média, os diamantes da Argyle vendem-se por 15-25 dólares (13,5-22,5 euros) o quilate, segundo estimativas de 2017 do Canaccord Genuity Group. Por outro lado, os diamantes da De Beers ascendem aos 171 dólares (153,9 euros) por quilate.

O Rio Tinto Group acredita que existem apenas cerca de 150 diamantes coloridos de qualidade suficiente disponíveis para extracção da mina. «Em termos de diamantes cor-de-rosa, o impacto será mais dramático», garante Arnaud Soirat. O responsável considera que as leis da oferta e da procura entrarão em acção, influenciando o preço dos diamantes mais raros.






Comentários
Loading...