À beira do colapso. SNS com 99% de ocupação de camas Covid-19 em enfermaria e 91% em UCI
Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SSN) registam atualmente uma taxa de ocupação de 99% em camas de doentes Covid-19 na enfermaria e de 91% nas unidades de cuidados intensivos (UCI), avança a ‘Renascença’, que cita dados do Ministério da Saúde.
Assim, a rede hospitalar pública está à beira do colapso, prestes a atingir os limites máximos de lotação, devido ao elevado número de pacientes infetados, que tem batido recordes todos os dias e que, por conseguinte, em muitos casos, leva à subida dos internamentos.
Na quinta-feira o número de internados com Covid-19 em UCI ultrapassou pela primeira vez os 600, estando atualmente afetas à doença um total de 4.473 camas em hospitais do SNS, das quais 3.801 em enfermarias e 672 em UCI, adianta a tutela à estação de rádio.
«Salienta-se, que à resposta do SNS podem acrescer outras respostas através de acordos de convenção efetuados pelas Administrações Regionais de Saúde, subcontratações diretamente efetuadas pelos hospitais do SNS, e mesmo camas de estruturas militares», revela uma fonte do ministério citada pela ‘Renascença’.
A mesma fonte acrescenta ainda que: «A 11/01/2021, de acordo com a informação veiculada pelas Administrações Regionais de Saúde (ARS), estavam disponíveis nestas estruturas um total de 661 camas: 386 Covid-19 e 275 não Covid-19».
Adicionalmente, «o SNS tem outras necessidades de internamento para além da Covid-19, razão pela qual a capacidade afeta à Covid-19 vai sendo gerida em função das necessidades e disponibilidades», sublinha ainda a tutela.