79% profissionais portugueses considera que trabalho remoto aumenta produtividade

Oito em cada 10 profissionais portugueses dizem que a sua produtividade é potenciada em regime remoto. Estas são as conclusões do estudo “De Regresso ao Trabalho” do ManpowerGroup.

Este estudo inquiriu 185 profissionais a nível nacional, e revela que existe uma tendência para adotar o modelo de teletrabalho, no período após as férias. 64% dos inquiridos revelam que se encontram a trabalhar neste modelo e 79% referem que este regime melhora a sua produtividade.

“Percebemos, através do presente estudo, que os modelos de teletrabalho, em formato remoto ou híbrido, estão cada vez mais presentes, sendo bem valorizados pelos trabalhadores, que não querem perder a flexibilidade adquirida durante a pandemia. As organizações devem ir ao encontro destas suas preferências, e apostar em modelos que promovam a flexibilidade de horários e de locais de trabalho, mas também outros incentivos que incentivem a autonomia e a conciliação entre trabalho e vida pessoal”, explica Rui Teixeira, Chief Operations Officer do ManpowerGroup Portugal.

98% dos colaboradores estão em teletrabalho na sua residência habitual, sendo Lisboa, Porto, Faro e Setúbal as cidades onde preferem trabalhar. 62% aspiram a poder prolongar a sua estância no local de férias e permanecer aí em teletrabalho.

A flexibilidade de horário e opções de teletrabalho são as propostas de valor mais valorizadas pelos trabalhadores

Os dados do estudo “De Regresso ao Trabalho” foram extraídos de um questionário realizado durante os meses de agosto e setembro a 185 profissionais portugueses de vários setores de atividade e de várias zonas do país.