60% dos portugueses não usa máscara em grupos de 10 ou mais pessoas

Os dados são avançados esta terça-feira por Carla Nunes, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, na reunião do Infarmed, em Lisboa, com base num estudo que realizou.

Segundo a responsável, cerca de 60% dos portugueses disse não usar sempre máscara quando estão reunidos em grupos de 10 ou mais pessoas, um aumento exponencial face a novembro quando a percentagem era de 25%.

Para além disso a responsável indica que atualmente 64% dos inquiridos no estudo se mostram pouco ou nada confiantes na capacidade de resposta dos serviços de saúde a doenças não covid, «mais mulheres, no grupo entre os 26 e os 45 anos».

A pesquisa tornou ainda possível observar que 65,8% dos participantes manifestaram a intenção de tomar vacina logo assim que esteja disponível, uma percentagem que contrasta com a pequena minoria de apenas 3,2% que não querem ser vacinados. Em novembro este último valor era de 10%. No total, 15,9% estão pouco ou nada confiantes quanto à segurança e eficácia das vacinas.

Depois de uma sessão aberta de mais de duas horas a reunião vai agora passar a ser à porta fechada, para que os especialistas sejam questionados sobre os aspetos divulgados esta terça-feira, que serão determinantes para decidir quais as medidas a ser aplicadas.