5 recomendações para aumentar o bem-estar nos “trabalhos de secretária”

Esta quinta-feira, dia 28 de abril, assinala-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, e as empresas os trabalhadores devem prestar especial atenção à forma como abordam as suas atividades e tarefas diárias, para garantir o bem-estar e a saúde, aumentando a sua produtividade e potenciando a sua motivação.

A especialista europeia em segurança no trabalho, Lyreco, avança cinco sugestões que podem transformar os locais de trabalho e melhor adaptá-los às novas rotinas de trabalho catalisadas pela pandemia de Covid-19.

  1. Hidratar

Os trabalhadores devem beber água com frequência e comer fruta ou outro lanche saudável entre os períodos de refeições. A desidratação afeta a função cognitiva e pode levar a uma diminuição da produtividade.

  1. Desconectar

Muitos trabalhos de hoje exigem longos períodos sentados a uma secretária, o que dificulta a circulação sanguínea, pelo que os trabalhadores devem fazer pequenas pausas para caminhar, ainda que sejam curtas distâncias. Também é importante intercalar o trabalho com algumas interrupções para relaxar a mente, seja com uma pausa para café, para apanhar ar ou para trocar algumas palavras de conversa com um colega.

  1. Adaptar o local de trabalho

A dimensão física dos locais de trabalho também deve transformar-se, de forma a promover um ambiente saudável e confortável. Estas adaptações podem passar pela aquisição de soluções ergonómicas que aliviem a tensão corporal, como, por exemplo, cadeiras com encosto e apoios para os braços e pulsos. Desta forma, poderá evitar-se o que se conhece como síndrome “Tech-Neck”, a característica, e certamente conhecida por muitos leitores, postura inclinada para a frente sobre a secretária ou computador, que prejudica a coluna vertebral.

  1. Proteger os olhos

Num mundo de ecrãs, a proteção dos olhos é chave para o bem-estar no trabalho. Assim, é aconselhado que o ecrã esteja a uma distância de 50 a 70 centímetros e 10 a 20 graus abaixo da linha de visão. Também é importante fazer pausas a cada 45 minutos e tentar, ainda que para muitos possa ser praticamente impossível, reduzir o tempo em frente ao ecrã.

  1. Fazer alongamentos

Os “trabalhos de secretária” podem colocar grande pressão sobre o corpo, pelo que fazer alongamentos pode ajudar a aliviar a tensão e a desentorpecer os membros, fazendo círculos nos ombros, virando o pescoço para o lado, esticando os braços, movendo ligeiramente os pulsos ou levantando a perna com o joelho esticado. Desta forma, é possível reduzir a dor causada pelos longos períodos de tempo sentados e aumentar o bem-estar.

Um estudo da Lyreco avança que, devido ao teletrabalho, 53% dos inquiridos admitiram sofrer de tensão ocular, 25% de ansiedade, 49% de dores de cabeça, 48% de dores nas costas, 37% de sensação de solidão e isolamento e 24% de rigidez no pescoço.

A par de todas estas recomendações, também aproveitar a luz natural pode ser um fator de aumento do bem-estar, da produtividade e da motivação dos trabalhadores.