
4 formas de as empresas atraírem funcionários
Numa altura em que o mercado de trabalho está muito limitado, os recrutadores têm de arranjar alternativas para atrair novos trabalhadores e reter aqueles que já têm.
Em declarações à ‘CNN Business’, Doug Brien, cofundador e CEO da plataforma imobiliária Mynd disse que “este é o ambiente mais desafiador que já encontrei, tanto em termos de recrutamento como de retenção”.
Por isso, as empresas tiveram de melhorar as ofertas em termos de benefícios, remuneração e flexibilidade, e a ‘CNN Business’ avançou uma lista com algumas dessas ofertas:
– Encurtamento da semana de trabalho: o teletrabalho trouxe uma dinâmica de trabalho diferente para a maioria das empresas durante a pandemia e muitas delas decidiram experimentar as semanas de apenas quatro dias, onde os funcionários escolhiam o dia que mais lhes convinha estar de folga e sem redução de salários. A sexta-feira acabou por ser o dia mais escolhido e muitos puderam aproveitar fins de semana de três dias. Há funcionários que já chegaram a recusar outras ofertas de trabalho por na sua empresa a semana só ser de quatro dias.
– Dar aos funcionários o que se oferece aos clientes: a Mynd está a oferecer aos funcionários uma amostra daquilo que dá aos clientes, de forma a reter os trabalhadores. Vai oferecer-lhes dinheiro para ajudar a comprar a sua própria propriedade de investimento quando alcançarem os cinco anos na empresa. Assim, criam um incentivo para manter os funcionários durante alguns anos.
– Semana de folga paga antes de iniciar o trabalho: a agência de relações públicas MikeWorldWide paga aos novos funcionários mesmo antes de começarem, oferecendo uma semana de folga paga antes do primeiro dia de trabalho. Já os funcionários que deixarem a empresa, se avisarem com quatro semanas de antecedência, recebem uma semana de pagamento extra após o último dia.
– Bónus de entrada e contratações rápidas: com a escassez de trabalhadores há empresas a oferecerem bónus para quem entra em algumas funções e a permitir a contratação e início do contrato logo no dia da entrevista.