Volvo XC90: caso de sucesso em Portugal e no mundo

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Munido com as mais recentes soluções de eficiência, conforto e de segurança, o novo Volvo XC90 tem vindo a despoletar grande interesse em praticamente todos os países, sendo que Portugal não é excepção. Exemplo disso foi a presença do novo XC90 na mais recente edição do Volvo Ocean Race em Lisboa, ao longo da qual o SUV Premium da marca sueca foi alvo de “quase 3000 test-drives”.
Procurando dar seguimento ao historial de sucesso da anterior geração, o novo XC90 é uma forte aposta da Volvo para este ano de 2015, sendo igualmente o primeiro modelo totalmente desenvolvido sob alçada da chinesa Geely. E, pelos dados que vão surgindo, a nova geração promete ir ao encontro das expectativas comerciais da marca.
Segundo fonte da Volvo Car Portugal em declarações à Automonitor, o novo XC90 providenciou 2918 test-drives ao longo da Volvo Ocean Race, naquela que foi a primeira oportunidade que os portugueses tiveram para aceder e experimentarem as sensações de condução do novo modelo da marca.
A comprovar o bom acolhimento inicial do XC90, a mesma fonte adiantou que a nível mundial o novo SUV acumula já cerca de 36.000 encomendas, embora não tenha conseguido, até à data, contabilizar os pedidos de encomendas para o nosso país.
No entanto, o sucesso do novo XC90 a nível europeu acaba por não ser uma surpresa, já que pouco depois da apresentação internacional do novo XC90, a Volvo colocou à venda uma edição limitada a apenas 1927 unidades que esgotou em menos de 48 horas. Denominada ‘First Edition’, essa edição para este XC90 tinha comercialização apenas online, estando o modelo equipado com motor D5 e tracção integral, além de nível de equipamento máximo para um valor de 107.260 euros.
Disponível sempre com sete lugares, os ganhos na habitabilidade resultaram, segundo a Volvo, da nova plataforma SPA (Scalable Product Architecture), a qual garante elevada modularidade em termos de motorizações e redução de peso total. Com efeito, a Volvo adianta que a nova geração do XC90 é 125 kg mais leve do que a anterior, sendo igualmente novo o esquema de suspensão, que pode receber um sistema adaptativo como opcional.
Quanto às motorizações, a aposta recaiu em dois blocos a gasolina e dois a gasóleo da gama Drive-E, todos eles com dois litros e quatro cilindros em linha. A gasolina estarão disponíveis o T6 (que combina compressor e turbo) de 320 cv e 400 Nm e o T5 de 254 cv e 350 Nm, enquanto as opções Diesel abarcam o D5 bi-turbo de 225 cv e 470 Nm (média de 5,8 l/100 km) e o mais acessível D4 de 190 cv e 400 Nm (5,0 l/100 km), que deverá ser o mais procurado. Acima destas, está ainda uma versão híbrida Twin Engine T8, que combina um 2.0 de quatro cilindros a gasolina com um motor elétrico de 80 cv para potência total à volta dos 400 cv e 40 km de autonomia em modo eléctrico.
Os preços para a gama XC90 iniciam-se nos 59.953 euros para a versão D4 Kinetic de 190 cv.