Volkswagen tem que mudar para não ser tornar numa Nokia. O aviso do diretor executivo da construtora alemã

Herbert Diess, director executivo da Volkswagen, alertou a construtora alemã automóvel para que não se tornasse “numa Nokia”. Isto porque a empresa era líder no mercado de telemóveis e acabou por perder o domínio para a Apple, por não se conseguir adaptar-se às alterações dos tempos modernos.

Diess não quer que aconteça o mesmo com a Volkswagen, que decidiu aumentar o seu valor de mercado, por esse motivo alertou a empresa para a necessidade de cortar custos e expandir para novas tecnologias, como por exemplo os carros conectados, adaptando-se assim ao panorama actual.

A construtora alemã precisa assim de acompanhar a evolução tecnológica, para não se deixar ultrapassar por empresas concorrentes como é o caso da Tesla. Para além disso é necessário responder às imposições estabelecidas pela UE, relativamente às emissões de gases dos carros a combustão. Isto requer uma necessidade urgente de aumentar o desenvolvimento e produção de carros, com zero emissões.

«Este é provavelmente o maior desafio que a Volkswagen alguma vez teve», disse Herbert Diess, citado pela Reuters. Desta forma a empresa vai apostar nos veículos eléctricos, autónomos e conectados, focando-se mais no lucro e menos no volume.