Toyota Mirai chega à Europa ainda este ano
A Toyota confirmou que o Mirai, o primeiro modelo de série da marca com propulsão a hidrogénio, chegará a alguns mercados europeus ainda este ano, o que obrigará a um aumento da produção do modelo.
O Mirai foi lançado no Japão em Dezembro e logo nesse primeiro mês registou 1500 encomendas, batendo todas as previsões iniciais da marca, que apontavam para as 400 unidades em 2015. O sucesso no Japão e o lançamento nos EUA e na Europa, em particular na Escandinávia, onde os incentivos à compra de veículos eléctricos são muito fortes, obrigou a marca a rever os seus planos, aumentando a produção para as 700 unidades, já este ano, para 2000 unidades, em 2016, e para 3000, em 2017.
Paul Van der Burgh, presidente da Toyota Grã-Bretanha, o primeiro mercado europeu do Mirai, acredita que no início as vendas serão “poucas dezenas de unidades, tal como aconteceu aquando do lançamento do híbrido Prius, há 15 anos atrás; mas esperamos que a tecnologia de hidrogénio atinja maiores volumes de vendas, ao longo dos próximos anos”.
A Toyota dá grande importância ao facto de ser um dos pioneiros no desenvolvimento de propulsores com energias alternativas aos actuais motores de combustão. “Queremos ser inovadores e fornecer as últimas tecnologias aos nossos clientes. O fuel cell é uma tecnologia que vai ter grande importância no futuro e o Mirai é uma excelente proposta para a introduzir no mercado”, explicou Van der Burgh.
Com um motor eléctrico de 153 cv alimentado por hidrogénio produzido a partir de células de combustível, o Mirai estabeleceu no início do mês um novo recorde de autonomia para automóveis que não emitem qualquer grama de C02, percorrendo 483 quilómetros sem reabastecer.