Scania vai testar camiões eléctricos na Suécia

scania
A Scania prepara-se para dar início a testes com veículos pesados eléctricos nas estradas suecas, procurando verificar o funcionamento da tecnologia em condições extremamente difíceis como são as do Inverno escandinavo.
Com os testes agendados para o início de Fevereiro de 2016, este projecto recebeu a ‘benção’ da Administração Sueca dos Transportes, que procura também demonstrar a validade deste programa, denominado Gävle Electric Road, respeitante a utilização em condições árduas.
O investimento de cerca de oito milhões de euros públicos e cinco milhões de euros do sector privado para o projecto em causa está em linha com os objectivos governamentais sobre eficiência energética e frotas de veículos sem recurso a combustíveis fósseis a serem cumpridos até 2030.
Os testes com estes Scania de transporte de mercadorias serão feitos num troço com cerca de dois quilómetros ao longo da Auto-estrada Europeia 16 entre o porto de Gävle e Storvik. A tecnologia foi desenvolvida pela Siemens, tendo os primeiros ensaios sido realizados em 2013 nos seus próprios protótipos de pesados em Berlim.
Na prática, a electricidade que corre nos cabos suspensos sobre o veículo é transferida para o veículo,o qual está equipado com um conjunto híbrido para locomoção. A energia eléctrica é recolhida a partir de um pantógrafo montado na zona posterior da cabine do condutor, num esquema semelhante ao dos eléctricos convencionais que ainda se podem encontrar nalgumas cidades do mundo, mais particularmente, em Lisboa.