Petróleo mais barato em 2016, prevê Moody´s
A agência internacional de rating Moody’s baixou as suas previsões para os preços do petróleo em 2016, devido à expectativa de uma situação prolongada de produção excessiva no mercado. A agência antecipa que a cotação do Brent, que serve de referência para a Europa, negoceie em torno dos 43 dólares por barril. Uma baixa de 10 dólares face à anterior previsão.
O West Texas Intermediate (WTI) do Texas, referência para a América do Norte, deverá andar em 2016 em torno de 40 dólares por barril, face à antiga estimativa de 48 dólares.
A agência de notação financeira justifica as novas previsões para as cotações com os elevados níveis de produção por parte dos países exportadores de petróleo, que tem excedido significativamente o crescimento da procura, uma situação que deverá manter-se.
A já elevada produção por parte dos países-membros da OPEP deverá subir, num momento em que o Irão se prepara para aumentar as suas exportações. “O potencial do levantamento das sanções iranianas pode adicionar oferta significativa ao mercado em 2016, compensando ou mesmo excedendo as quedas na produção nos EUA”, prevê a Moody’s, adiantando que esta situação vai levar “a um período prolongado de excesso de oferta que continuará a manter os preços do petróleo baixos”.
Os preços do petróleo estavam a recuperar terreno esta manhã, com ganhos de 1,93%, para 38,65 dólares por barril, para o Brent e de 1,62%, para 36,90 dólares por barril, no caso do WTI.