Quem já tiver visitado Nova Iorque ou visto filmes passados nesta cidade poderá encontrar algumas semelhanças entre o metropolitano da Big Apple e as novas carruagens do Metro de Lisboa. As 42 novas carruagens terão mais espaço, janelas maiores e menos bancos – que passam a estar distribuídos de forma longitudinal em vez de em grupos de quatro.
Segundo indica o Diário de Notícias, o Metro de Lisboa assinou no sábado passado um contrato de aquisição de 14 unidades triplas com um sistema de controlo automático, o equivalente a 42 carruagens. As primeiras deverão chegar no segundo semestre de 2022. As restantes ficam para 2023.
Em comunicado citado pela mesma publicação, a empresa promete mais conforto e acessibilidade para os passageiros, “bem como um sistema de comunicação com os clientes que vai permitir informação variável e flexível e sistemas de segurança e vídeo vigilância mais modernos”.
Isto porque o contrato estabelecido, cujo valor ascende a 114,5 milhões de euros, prevê também uma melhoria na sinalização das linhas deste meio de transporte da capital portuguesa.

















