Mau tempo. Base Aérea de Monte Real apoia população com banhos e refeições

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 69 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros

Executive Digest com Lusa
Fevereiro 2, 2026
19:09

A Base Aérea n.º5, em Monte Real, no concelho de Leiria, está a apoiar a população afetada pela depressão Kristin com banhos quentes e fornecimentos de refeições, divulgou hoje a Força Aérea Portuguesa.

Numa publicação na rede social Facebook, a Força Aérea anunciou que a base de Monte Real “está aberta à comunidade para banhos quentes e entrega de refeições”.

Os banhos são disponibilizados em três períodos diários, entre as 09h00 e as 12h00, entre as 14h00 e as 18h00 e entre as 20h00 e as 21h00.

A entrega de refeições deve ser solicitada com duas horas de antecedência é e feita às 12h00 e às 19h00, na porta de armas.

Nove pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois três óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 69 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.