Na Eslováquia, o limite de velocidade para um peão é agora de 6 quilómetros por hora, isto depois de o Parlamento eslovaco ter aprovado, na tarde desta terça-feira, uma emenda à lei de trânsito que estabeleceu a velocidade máxima permitida nos passeios de áreas urbanas.
O limite, indicou o jornal ‘POLITICO’, aplica-se a peões, ciclistas, pessoas com patins e utilizadores de trotinetas elétricas — todos autorizados a circular nos passeios — e visa evitar colisões frequentes.
“O principal objetivo é aumentar a segurança nas ruas, considerando o crescente número de colisões com utilizadores de trotinetas”, salientou o autor da emenda, Ľubomír Vážny, do partido populista de esquerda Smer, do primeiro-ministro Robert Fico, que faz parte da coligação do Governo.
A emenda será útil para comprovar infrações, disse o deputado, “especialmente em casos onde seja necessário determinar objetivamente se os infratores estavam a deslocar-se a uma velocidade superior à considerada adequada em áreas destinadas principalmente a peões”.
Embora a lei entre em vigor a 1 de janeiro de 2026, os seus proponentes não especificaram publicamente como pretendem aplicá-la.
Recorde-se que a velocidade média de caminhada normalmente varia entre 4 e 5 km/h. No entanto, a Fundação Britânica do Coração relata que um ritmo de 6,4 quilómetros por hora é considerado moderado para alguém com excelente condicionamento físico.
A oposição criticou a mudança, e até mesmo o Ministério do Interior eslovaco afirmou que seria mais apropriado proibir o uso de trotinetas elétricas nos passeios do que impor um limite geral de velocidade.
A emenda gerou uma onda de risos nas redes sociais, com alguns a questionar se correr para pegar um autocarro poderia resultar numa multa.














