Na Logicalis, responsabilidade é mais que valor, é uma acção em prol das pessoas, do planeta e da transformação social.
POR: Daniel Vilabril, Technology Strategy Director da Logicalis Portugal
Na Logicalis, acredita-se que a tecnologia tem o poder de transformar não apenas negócios, mas também comunidades e o planeta. Por isso, o «Responsible Business está no centro da nossa estratégia global, sustentada em três pilares: as nossas comunidades, o nosso planeta e as nossas pessoas», refere Daniel Vilabril, Technology Strategy director da Logicalis Portugal.
A COMUNIDADE
Em 2025, a Logicalis reforçou o seu compromisso enquanto “Architects of Change”, apoiando 21 projectos educativos em STEM em regiões como EUA, EMEA e Ásia-Pacífico. Destacam-se iniciativas como as bolsas de estudo na África do Sul, o programa Grad Girls na Austrália, o Cisco Cybersecurity Academy em Portugal, e o Apadrina TIC em Espanha, que promovem a inclusão de jovens, mulheres e profissionais provenientes de outros sectores na área tecnológica. No total, a empresa investiu mais de 230 mil dólares em comunidades locais e instituições de solidariedade.
O PLANETA
A urgência climática exige acção. Em 2025, a Logicalis atingiu a neutralidade carbónica nas emissões de âmbito 1 e 2, com uma redução de 10% face ao ano de 2022 e melhorias significativas na gestão de dados ambientais, através da implementação do Envizi, a solução ESG da IBM. Pelo segundo ano consecutivo, a Logicalis foi distinguida como Cisco Global Sustainability Partner of the Year. O foco agora é claro: desenvolver planos de redução de emissões específicos por país e acelerar a transição para 100% de energias renováveis até 2030.
AS PESSOAS
O sucesso começa com as equipas da Logicalis. Em 2025, investiu-se 1,6 milhões de dólares em formação, certificações e programas de desenvolvimento de carreira. Com o lançamento do primeiro sistema global de gestão de aprendizagem, capacitando mais de 200 líderes através de academias e programas de liderança. A representação feminina em cargos de liderança subiu para 34%, reforçando o compromisso com a diversidade e inclusão. O bem-estar dos colaboradores continua também a ser uma prioridade, com programas permanentes de consciencialização para inclusão e pertença, apoio físico, emocional e social em todas as regiões onde operam. Em 2026, existem planos de expandir o acesso ao novo sistema de aprendizagem e o lançamento do primeiro quadro global de inclusão e pertença.
UM COMPROMISSO DE LONGO PRAZO
O percurso da Logicalis em Responsible Business é contínuo e ambicioso. Com metas validadas pela Science Based Targets initiative (SBTi), a empresa compromete-se a atingir a neutralidade carbónica em toda a cadeia de valor até 2050. Acreditando que, ao alinhar crescimento sustentável com impacto positivo, podem ajudar clientes e parceiros a progredir rumo a um futuro mais responsável, inclusivo e sustentável.
«Na Logicalis, acreditamos que a tecnologia é um motor essencial para acelerar a transição para modelos de negócio mais sustentáveis. Ao integrar inovação com responsabilidade, ajudamos empresas a evoluir rumo a um futuro mais consciente, inclusivo e sustentável», afirma Daniel Vilabril.
Descubra como a Logicalis está a transformar responsabilidade em valor real em www.pt.logicalis.com/a-nossa-responsabilidade-social
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Redução da pegada ambiental”, publicado na edição de Outubro (n.º 235) da Executive Digest.














