O juiz Ivo Rosa quer saber mais detalhes sobre os contactos oficiais entre José Sócrates, Lula da Silva e Hugo Chávez (já falecido), no período em que exerceram cargos políticos nos seus países, avança o Correio da Manhã na edição deste sábado.
Segundo o jornal, Ivo Rosa pediu ao Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que informe quantas visitas oficiais, e em que datas, Sócrates fez ao Brasil e à Venezuela, e Lula da Silva e Hugo Chávez realizaram a Portugal, de março de 2005 a junho de 2011, altura em que Sócrates foi primeiro-ministro.
O pedido destas informações foi enviado ao chefe de gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, em 7 de novembro último. Em despacho assinado no dia anterior, Ivo Rosa deixa claro que “estes elementos mostram-se relevantes para as finalidades desta instrução [no caso Marquês]”.
Brasil e Venezuela são temas centrais no caso Marquês, por estarem relacionados com o alegado pagamento de luvas a Sócrates pelos grupos Espírito Santo (GES) e Lena. No Brasil, os pagamentos dos alegados subornos do GES a Sócrates estão relacionados, segundo a acusação do Ministério Público (MP), com a venda da participação da PT na Vivo, em 2010. Na Venezuela, o pagamento das alegadas luvas do Grupo Lena ao antigo primeiro-ministro estão relacionados, segundo a acusação, com os negócios desse grupo empresarial com o Estado venezuelano no tempo de Chávez.




