Um relatório desclassificado da CIA – que pode consultar aqui – sobre um alegado ataque de OVNI contra soldados soviéticos nos últimos dias da URSS tornou-se viral após ter sido publicado no site da agência: o documento, apontaram os britânicos do ‘The Independent’, é um resumo de uma única página de artigos de jornal do ‘Canadian Weekly World News’ e do jornal ucraniano ‘Holos Ukrayiny’, datados de março de 1993, que descrevem um encontro hostil entre o exército russo e um disco voador que teria ocorrido em 1989 ou 1990.
A história — intitulada “Vingança Cósmica” na fonte ucraniana e supostamente derivada de um extenso arquivo de 250 páginas da KGB, completo com depoimentos de testemunhas e fotografias documentais — relatou como 25 soldados soviéticos estavam a participar em exercícios de treino quando uma “nave espacial em forma de disco voador” passou sobre a sua base na Sibéria.
O avistamento levou os homens a reagir “por razões desconhecidas”, lançando um míssil terra-ar contra a aeronave, que derrubaram com sucesso. “Cinco humanoides baixos, com ‘cabeças grandes e grandes olhos negros'”, emergiram dos destroços”, relatou o arquivo, antes de se fundirem num “único objeto”: uma forma esférica que emitiu um zumbido sinistro.
A esfera então rebentou numa explosão de luz branca brilhante, deixando 23 dos homens “transformados em postes de pedra”, enquanto os dois restantes, protegidos da explosão por estarem na sombra, escaparam ilesos.
Os corpos das vítimas teriam sido recuperados pelo Exército Vermelho e levados para um laboratório secreto de pesquisa nos arredores de Moscovo, onde foi descoberto que a sua estrutura molecular era agora idêntica à do calcário, com a luz que os petrificou atribuída a uma “fonte de energia” atualmente desconhecida pela humanidade. “Se o arquivo da KGB corresponder à realidade, este é um caso extremamente ameaçador”, disse um analista não identificado da CIA em resposta à história. “Os alienígenas possuem armas e tecnologias que vão além de todas as nossas suposições. Eles podem defender-se se atacados.”
No entanto, o ex-agente da CIA Mike Baker, por exemplo, expressou ceticismo sobre o encontro, que parece uma cena de um romance de ficção científica popular ou de um filme B dos anos 1950. “Se houve um incidente, independentemente da natureza do incidente, suspeito que o relatório real não se parece muito com o que saiu agora”, apontou, citado pela ‘Fox News Digital’. “Tenho certeza de que há algo por aí. Só não acho que tenham desembarcado há décadas, transformado soldados soviéticos em calcário, e só agora estamos a ouvir falar disso. Não acho que seja esse o caso.”














