A Human Resources estreou esta semana o primeiro episódio da nova rubrica em formato videocast, “Chief Talent Officer Cast”, em parceria com a NCN (New Career Network). A série digital, impulsionada por inteligência artificial (IA), reúne especialistas, empresas e entidades formadoras para discutir os desafios mais urgentes do mercado de trabalho, com especial atenção ao reskilling e upskilling.
O primeiro episódio, intitulado “Mind the Gap: oferta e procura de talento”, contou com a participação de Miguel Mota Freitas (Fundação Belmiro de Azevedo), Pedro Santa Clara (Escola 42 e TUMO Portugal) e Luz Pessoa e Costa (IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional). A conversa foi conduzida por Ana Leonor Martins, diretora de redação da Human Resources Portugal, e abordou questões como o desfasamento entre oferta e procura de talento, o papel das instituições de ensino, políticas públicas necessárias e ações que as empresas podem adotar para preparar o futuro do trabalho.
Apesar do cenário de pleno emprego, o videocast alerta que o sistema de ensino atual ainda não responde às necessidades das empresas, contribuindo para o desemprego jovem. A série pretende, assim, orientar escolhas de requalificação profissional e dar clareza sobre percursos formativos de elevada empregabilidade.
O Chief Talent Officer Cast terá nesta primeira temporada seis episódios, lançados mensalmente, disponíveis no site da Human Resources, no YouTube e no Spotify.






